sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Democratização dos Meios de Comunicação e Rádio Comunitária

Debate: Democratização dos Meios de Comunicação e Rádio Comunitária

Ocorre nesta terça-feira, dia 27 de novembro de 2007, às 15h, na sede do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB, o debate sobre Democratização dos Meios de Comunicação e a Importância das Rádios Comunitárias. O debate acontece na aula da disciplina Gêneros Jornalísticos, do professor Luiz Nova.
O evento conta com a participação da jornalista Simone de Moraes, da REBECA - Rede Brasileira de Educomunicadores Ambientais -, como expositora. A REBECA tem como objetivo o fortalecimento da comunicação e da educação ambiental, além de defender a democratização da informação e saberes. A REBECA defende também o direito à comunicação e a participação popular na criação e gestão da comunicação.
As debatedoras serão a jornalista Alzira Costa e a dirigente do Grupo Raízes, Rita Santana.
O objetivo do evento é discutir a democratização dos meios de comunicação, focando a importância da existência das Rádios Comunitárias, assim como a dificuldade de serem estruturadas. Essas rádios são
emissoras administradas por um conselho da comunidade, sem fins lucrativos; não pertencem à religião, partido ou empresa; seu objetivo maior é o desenvolvimento da comunidade, portanto devem preservar seu pluralismo e democracia.