quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Fila para tirar documentos no SAC

A exigência da carteira de identidade para a efetivação da matrícula escolar tem levado muitos jovens madrugarem na fila do posto do SAC – Serviço de Apoio ao Cidadão, em Santo Antônio de Jesus. A fila para emissão do documento e de outros serviços oferecidos pelo SAC começa a se formar antes mesmo do dia clarear. Os madrugadores são na sua maioria pessoas que moram na zona rural e também em município vizinhos que chegam muito cedo para conseguir uma das 120 fichas que são distribuídas para o atendimento diário.

Os moradores da zona rural são os que mais cedo chegam ao SAC. Isto porque devido à dificuldade de transporte para sua comunidades costumam pegar a primeira condução com destino à sede. A lavradora Maria José da Silva Farias, de 38 anos, saiu às 4 horas da madrugada do povoado conhecido com Rio do Onha, na zona rural de Santo Antônio de Jesus, para acompanhar o filho menor que foi tirar a sua primeira carteira de identidade. Depois de enfrentar a primeira fila para entregar a certidão de nascimento do filho, a lavradora aguardava junto com o menor em outra fila para fazer a foto 3x4 dele para a carteira de identidade. “É um pouco demorado, mas vale à pena esperar porque a gente já volta pra a roça com o documento pronto”, disse a lavradora.

A comerciária Fernanda Conceição da Fonseca, 21 anos, residente na cidade de Cruz das Almas, distante 40 km de Santo Antônio de Jesus, procurou o posto do SAC para fazer a segunda via da carteira de identidade. Desinformada, ela perdeu um longo tempo na fila errada. “Eu entrei na fila para tirar a foto e não perguntei nada a ninguém, agora vou tentar conseguir uma ficha, senão terei que retornar outro dia”, queixou-se. Para a auxiliar de enfermagem Janice Maria dos Santos, 40 anos, moradora da cidade de Jaguaripe, conseguir tirar o documento é o que importa. “A fila é grande, mas o atendimento bom”, ela reconhece.

As pessoas da fila que consegue as fichas com nomerações mais altas, são orientadas a resolver outras pendências suas na rua, principalmente àquelas que são oriundas da zona rural até a hora de serem atendidas. “Muitas vezes explicou o gerente do Posto do SAC, Radaman Barreto, as pessoas saem daqui reclamando porque querem ser atendidas até o meio dia. Temos capacidade para atender 120 pessoas diariamente e isto significa que alguns terão que aguardar um pouco. O posto começa o atendimento às 8 horas e encerra às 17 horas de segunda à sexta. A partir das 7 horas da manhã, começa distribuição das fichas. O atendimento para cada pessoa leva em média duas horas. Ao 69 pessoas trabalham no SAC de Santo Antônio de Jesus, que por ser o único da região é procurado por pessoas cerca de 30 municípios.