sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Festa do Senhor do Bonfim em Muritiba

Prosseguem neste domingo dia 27, as homenagens ao Senhor do Bonfim, na cidade de Muritiba (114 km distantes de Salvador, no Recôncavo baiano). A festa que une as manifestações da fé católica com as tradições dos folguedos populares é uma das mais importantes do calendário religioso da região. Às 10 horas, deste domingo, terá início a celebração da missa festiva na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, templo onde o Senhor do Bonfim é cultuado pelos devotos muritibanos. Logo após a missa, terá inicio as apresentações várias atrações que vão animar o público. no palco armado no largo da igreja. A chamada festa popular começa às 11 horas com o Samba de Roda do Ferrolho, da J.B. Banda. Já no início da noite, a animação ficará por conta do grupo musical Cara Caramba. Também subirão ao palco nesta noite, cantor Silvano Sales, Temor do Samba, as bandas Saravada, Fantasmão. No local dos shows foram instaladas barracas para a venda de comidas e bebidas.

Os festejos serão encerrados, segunda-feira dia 28, com a saída da procissão, às 16 horas, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Após percorrer todas as ruas centrais da cidade, os católicos retornam com o andor do Senhor do Bonfim, para acompanhar bênção do Santíssimo Sacramento, às 18 horas. Ás 20 horas haverá espetáculo pirotécnico. E, para encerrar a programação popular, estão previstos shows com o padre cantor Edson, as bandas Voa Dois e Limão com Mel, além da cantora Fabíola Andrade.



Este ano, o tema central da programação religiosa em comemoração aos 150 anos da devoção na Paróquia de Muritiba foi "Somos chamados a ser e fazer discípulos, segundo o coração de Jesus". Antes do início de cada novena, foram proferidas palestras com objetivo de conscientizar os católicos, da necessidade da mobilização de todos os segmentos da sociedade em defesa do planeta Terra, por uma vida de justiça e paz, a partir do entendimento da população sobre as causas e conseqüências dos problemas ambientais.



Durante todos os dias da programação da festa, são realizadas as tradicionais lavagens também chamadas de embalos pelos muritibanos. Os foliões se concentram a cada dia em diferentes bairros da cidade de onde saem atrás da charanga composta músicos que tocam instrumentos de sopro e percussão e a arrastam multidões de foliões fantasiados. Os muritibanos promovem uma grande de festa carnavalesca envolvendo pessoas de todas as idades e de diferentes camadas socais. Uma das tradições destas lavagens são os grupos de homens com o corpo coberto de óleo queimado que brincam fingindo que vão sujar as pessoas que assistem à folia