terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Tráfego será interrompido na Ponte D. Pedro II

O tráfego de veículos na Ponte D. Pedro II que liga as cidades Cachoeira e São Félix, no Recôncavo baiano, será interrompido parcialmente, nesta quarta-feira (9), a partir das 22 horas, e será restabelecido às 3 horas da manhã para a execução de serviços de manutenção. Na quinta-feira (10), o tráfego será novamente interrompido no mesmo horário, e a Ponte D. Pedro II reaberta também às 3 horas da manhã. Durante o dia, o tráfego fluirá normalmente. A FCA - Ferrovia Centro Atlântica empresa concessionária da linha férrea que passa pela ponte, vai substituir o antigo estrado de madeira por metálico.
A medida, segundo a FCA, é necessária para execução de serviços de manutenção na ponte além de reforçar a segurança da circulação de veículos e pedestres no local. A ponte Dom Pedro II é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a responsabilidade por sua preservação é da Ferrovia Centro-Atlântica.
A Ponte D. Pedro II construída sobre o Rio Paraguaçu, foi inaugurada há 122 anos. A obra que representou um marco histórico para a engenharia do século XIX foi construída, por ordem do Imperador D. Pedro II com o objetivo expandir a malha ferroviária do Recôncavo ao sertão baiano. Com a estrutura toda em ferro importada da Inglaterra, a ponte resistiu a várias cheias do Rio Paraguaçu. A última delas, em 1989, cobriu todo o estrado de madeira e chegou ao corrimão da ponte, deixando grande parte de Cachoeira e São Félix debaixo d’água. A ponte foi inaugurada oficialmente no dia 7 de julho de 1885. Possui 365m de comprimento por 9m de largura.