sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

´Vídeo sobre o mestre Besouro e outros capoeiras será lançado em Salvador

O vídeo-documentário Memórias do Recôncavo: Besouro e outros Capoeiras, do cineasta, músico e professor universitário da Ufba, Pedro Abib, 45, será exibido, pela primeira vez para o público baiano, dentro da programação do IV Encontro Internacional de Capoeira e Manifestação Afro-Culturais – Ginga Mundo 2008 . O documetário tem a produção realizada pela DocDoma Filmes e o lançamento acontecerá na próxima terça-feira (29/01), às 11h, na Casa da Mandinga, no bairro do Garcia.

Memórias do Recôncavo: Besouro e outros Capoeiras, contemplado pelo edital Capoeira Viva – 2006 do Ministério da Cultura do Governo Federal é um documentário que aborda a capoeira e suas histórias num dos prováveis locais de seu surgimento no Brasil: o Recôncavo Baiano. A partir de depoimentos de antigos capoeiras moradores da região e também de estudiosos e pesquisadores, busca-se reconstruir a memória sobre fatos e personagens envolvidos com essa importante manifestação da cultura afro-brasileira, trazendo ainda um rico acervo de imagens de arquivo. O filme também busca reconstruir a história de um famoso personagem da região e um ícone da capoeira: o lendário Besouro Mangangá.

A capoeira tem como um de seus prováveis locais de origem, segundo vários historiadores, uma das regiões mais férteis no sentido do florescimento cultural de raiz afro-brasileira: o Recôncavo Baiano. Segundo o cineasta Pedro Abib, o projeto está fundamentado a partir de uma profunda pesquisa documental sobre aspectos do surgimento da capoeira nessa região (recôncavo baiano), contando também com depoimentos colhidos entre antigos moradores, mestres de capoeira, historiadores e pesquisadores da região.

“A partir das histórias narradas pelos antigos habitantes e da visita aos locais mais importantes como os velhos engenhos, fazendas, cidades, povoados e localidades do Recôncavo, reconstruimos uma parte da memória dos tempos dos grandes capoeiras da época a exemplo das lendárias figuras como Besouro Mangangá, Neco Canário Pardo, Cobrinha Verde, Ferreirinha de Santo Amaro, Gato, Noca de Jacó, Siri de Mangue, entre tantos outros capoeiras do Recôncavo que deixaram seus nomes na história”, disse Abib.

Entre os filmes já realizado pelo cineasta Pedro Abib destacam-se Batatinha e o Samba Oculto da Bahia (2007), premiado com dois “Tatu de Ouro” na 34ª Jornada Internacional de Cinema da Bahia - 2007 (melhor Documentário e melhor Vídeo da Jornada) e Menção Honrosa no Festival de Cinema Atlantidoc – Montevideo – Uruguai – 2007;
“Divino Espírito Popular” (2006 ) Selecionado para a Jornada Internacional de Cinema da Bahia -2006 e convidado para o Festival de Cinema Africano em Tarifa (Espanha) – 2006; “O Velho Capoeirista: Mestre João Pequeno de Pastinha” (1999) Prêmio Melhor Documentário no Festival de Artes da UNICAMP – 2002; “Fome de Que?” (1998) Participante do Festival de Cinema e Vídeo da Fundação Cultural de Salvador, 1998.

Ginga Mundo 2008

Realizado em Salvador desde 2002, o evento reúne além de capoeiristas, estudiosos, admiradores e artistas de diversas partes do mundo. Em 2008, quando a capoeira será tema do carnaval baiano, o Ginga Mundo fará a abertura desta que é uma das maiores festas populares do mundo. A maior parte da programação acontecerá no Pelourinho de 28 a 31 de janeiro deste ano.

O evento já conta com edições que acontecem em diversos países à exemplo do Canadá, Bélgica, França e Estados Unidos. Estão confirmadas as presenças ilustres de dois dos maiores mestres da capoeira na atualidade: Mestre João Grande e Mestre João Pequeno.