segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Atenção à saúde do idoso avança em São Félix

O município de São Félix, no Recôncavo baiano, distante 110 km de Salvador, foi contemplado com liberação de recursos na ordem de R$ 80 mil do governo federal e R$ 40 mil da prefeitura para novos investimentos no Projeto Envelhecimento Ativo. O projeto contemplado desenvolve ações de atividades físicas, esportivas e de lazer voltadas para a população idosa do município por meio da Secretaria de Municipal de Saúde. A iniciativa pioneira da prefeitura de São Félix conta atualmente com 480 pessoas com idade acima de 60 anos cadastrados, o que representa cerca de 50% da população nessa faixa etária no município.

São Félix possui uma população de 15.302 habitantes segundo o censo do IBGE. Desse total, 800 são pessoas com idade acima de 60 anos; 200 estão com idade superior a 80 anos, e moram no município, 7 pessoas acima de um século de vida.

A liberação desses novos recursos vai permitir que a Secretaria de Saúde do município amplie as atividades que já são desenvolvidas pelo Projeto Envelhecimento Ativas e assim possa atender mais pessoas. Segundo o médico Odilon Cunha Rocha, da Secretaria de Saúde de São Félix, novos profissionais serão contratados para trabalhar com os idosos na implementação das ações do Centro Integrado de Promoção à Saúde, inaugurado no ano passado e onde são centralizadas as principais atividades do projeto. Parte dos recursos está sendo investido na construção de uma piscina que será utilizada para a prática da hidroginástica e também para procedimentos de fisioterapia nos casos recomendados por especialistas.

“As atividades na piscina vão complementar o programa de praticas de esportes e ginástica que são desenvolvidos no Centro Integrado de Promoção à Saúde”, disse o médico Odilon Rocha. Ele também observou que o Centro não é simplesmente uma academia de ginástica, “mas, um espaço onde as pessoas da terceira idade se exercitam e participam de diversas praticam saudáveis”. O funcionamento do projeto, de acordo com a avaliação do médico, está provocando “uma verdadeira revolução nos hábitos de um número significativo de pessoas da terceira idade na comunidade com relação à saúde”. Conforme os dados da Secretaria de Saúde de São Félix desde que o projeto começou a funcionar, houve um aumento no número de consultas médicas entre as pessoas de 55 a 70 anos. “Isso significa que as pessoas nessa faixa de idade estão demonstrando que estão preocupadas com a saúde”, esclareceu Odilon Rocha.

A Secretaria de Saúde do município também contabiliza como benefício das ações integradas de saúde, esporte e lazer, o crescimento do número de jovens também participando dos programas e das atividades esportivas. Ainda para a Secretaria de Saúde o envolvimento da juventude nessas atividades se reflete positivamente na redução do consumo de drogas lícitas e ilícitas, e no sexo feminino, a redução do índice de gravidez na adolescência.(Foto: A piscina que será utilizada para hidroginástica e fisioterapia).