domingo, 24 de fevereiro de 2008

A Igreja e os seus bens

Ao longo dos anos em toda sua história, a Igreja Católica Apostólica e Romana acumulou bens, ergueu templos suntuosos para demonstrar a sua força o seu poderio. De uns tempos para cá, a Igreja vem desprezando as suas referências, como os seus templos. Muitas igrejas erguidas como símbolos da fé católica estão em processo de arruinamento. A Igreja reclama da falta de recursos para zelar pelo seu patrimônio e quase sempre apela para o poder público, sob a alegação de que seus imóveis são patrimônios culturais e que por isso o estado tem que zelar por eles.

Na maioria dos municípios brasileiros as contas de energia elétrica e de água das igrejas, são pagas pelo poder público ao contrário de outras religiões discriminadas como é o caso dos terreiros de candomblé que são mantidos e preservados pelos seus respectivos zeladores e adeptos. As casas de santo também são espaços sagrados e de relevante valor cultural, mas não contam com esse apoio importante do poder público.

Em diversas partes do País, templos católicos são restaurados com dinheiro público e ainda assim, a Igreja reclama que não tem condições de zelar pelo seu patrimônio e espera um novo processo de arruinamento para pedir socorro ao poder público. Se houvesse um pouco mais de atenção esses importantes bens não entrariam em decadência. Na capital da Bahia, várias igrejas estão em condições deploráveis, a exemplo da Igreja do Pilar,a Igreja da Ajuda, a dos Passos dentre outras.

Em Cachoeira, vemos de braços cruzados, a degradação da belíssima igreja dos Remédios, bem no coração da cidade. O velho imóvel abandonado pela Igreja sequer tem as portas abertas para ventilar o seu interior. Já assistimos este filme com a Igreja do Rosarinho. Espera-se que a história não se repita com a Capela d'Ajuda há pouco restaurada pelo Programa Monumenta, bem como o Rosarinho. Os católicos precisam zelar melhor pelos seus bens. A fé e a cultura agradecem.(Foto:Igreja dos Remédios: decadente e abandonada)