segunda-feira, 14 de abril de 2008

Centro promove inclusão digital em Cachoeira

Com uma média de visitação diária de cem pessoas, o Centro Digital de Cidadania de Cachoeira, está possibilitando o acesso à Internet de todos os segmentos da população. O número de jovens estudantes que procuram os serviços gratuitos disponíveis no Centro Digital de Cidadania cresce a cada dia, segundo os monitores que trabalham no local realizando oficinas e orientando os freqüentadores para o bom uso desta importante ferramenta.

Em ambiente confortável climatizado, o Centro Digital de Cidadania de Cachoeira oferece gratuitamente diversos serviços à população cachoeirana, inclusive nos finais de semana e feriados. Qualquer cidadão pode ter acesso aos serviços disponíveis no CDC. Nenhuma taxa será cobrada pelos serviços ofertados. A implantação e funcionamento do centro resultam de uma parceria da prefeitura de Cachoeira através da Secretaria de Educação e Desporto do município, com a Secretaria da Ciência. Tecnologia e Inovações do estado da Bahia.


No CDC, os freqüentadores podem acessar a Internet, realizar pesquisas, enviar e receber e-mails. Além desses serviços, participam de oficinas de edição de textos, cursos básicos de informática e editor de planilha. O Centro Digital de Cidadania de Cachoeira está situado na Ladeira da Ajuda - acesso pela Rua Ana Néri ao lado do Centro de Cultura e Arte de Cachoeira. O CDC funciona nos seguintes horários: segunda quarta e sexta-feira das 8 às 17 horas; terça e quinta-feira das 8 às 20 horas; sábado, domingo e feriado das 8 às 12 horas.


Serviços gratuitos oferecidos no CDC


Recadastramento de CPF, certidão de antecedentes criminaisEnvio e recebimento de fax, pesquisas e trabalhos escolares, com direito a impressão de até três folhas, segunda via de contas telefônicas, de contas de água e luz, envio de currículo via Internet para empresas. O CDC também disponibiliza inscrição em concursos pela Internet com direito à impressão de boleto bancário, atendimento pessoal com a telefônica OI/Telemar,
curso de informática para crianças matriculadas na APAE de Cachoeira. No local, funciona ainda um Posto de Serviço da empresa OI/Telemar com telefones públicos inclusive para deficientes físicos.