domingo, 20 de abril de 2008

Prefeitura firma convênio com paróquia para abertura de templos

A prefeitura de Cachoeira através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo firmou convênio de cooperação técnica com a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, com a finalidade de garantir a abertura diária inclusive aos domingos e feriados dos templos religiosos existentes na cidade histórica para visitação pública também fora dos horários de culto. A manutenção das igrejas fechadas em dias onde não há atividades religiosas é uma das maiores queixas de guias turísticos e de pessoas que visitam Cachoeira em busca de seus atrativos culturais. O convênio, na avaliação do prefeito Tato Pereira (PMDB), vai contribuir para atrair mais visitantes para a cidade que possui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos em estilo colonial da América Latina. O prefeito lembra que a cidade passa por um importante processo de revitalização com os investimentos do Programa Monumenta do Ministério da Cultura que já restaurou monumentos de grande relevância histórica e cultural, e por isso deve também estar sintonizado com este novo momento. “Não é justo deixar esses monumentos restaurados, fechados por falta de pessoal qualificado para receber os turistas”, disse.

O convênio firmado entre o município de Cachoeira e a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário prevê inicialmente, a disponiblização de dez servidores municipais para trabalhar nas igrejas na recepção de turistas. Os servidores receberão capacitação continuada com orientações históricas sobre os monumentos e a cidade de Cachoeira, noções de turismo, através de aulas que serão ministradas pelo gestor em negócios de Turismo, Cleidson Sá.
Nesta primeira fase de implantação do programa os servidores municipais vão trabalhar na igreja matriz de Nossa Senhora do Rosário, Capela de Nossa Senhora d’Ajuda e Conjunto da Ordem Terceira do Carmo, Igreja de Nossa Senhora do Rosário do Monte Formoso (Rosarinho), todas já restauradas pelo Programa Monumenta.

O convênio também prevê a inclusão da abertura diária da Igreja de Nossa Senhora da Conceição do Monte, ora em processo de restauração. Cleidson Sá destacou a importância da iniciativa, argumentando que, “monumentos religiosos com o valor histórico e cultural existentes em Cachoeira não podem ficar restrito apenas para as atividades de culto”. Para o gestor de negócios em Turismo, a abertura desses monumentos para visitação deverá dar outra dinâmica ao turismo cultural na cidade histórica. “Todos vão ganhar com isso. Não se pode pensar em turismo em Cachoeira sem as visitas às suas igrejas seculares”, concluiu. (Capela de Nossa Senhora d'Ajuda)