quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Invasão do campus da UFRB continua

A Reitoria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia nomeou a Comissão de Negociação para realizar a interlocução com os estudantes representantes dos Diretórios Acadêmicos dos Cursos de Graduação da UFRB no dia 29 de setembro, logo após a ocupação da reitoria. Na segunda reunião convocada pela Comissão que representa a administração da instituição, que aconteceu nesta terça, 07/10, não houve a apresentação da Comissão de negociação representativados estudantes e isso inviabilizou a instalação da Mesa de Negociação. Os estudantes, no momento da reunião, entregaram uma nova pauta de reivindicações, oficialmente a segunda a ser entregue, desta vez com 49 itens. A Comissão de Negociação da Reitoria mantém a disposição ao diálogo e à negociação institucional da nova pauta apresentada e aguarda a indicação dos representantes do movimento estudantil para que se procedam as negociações pertinentes.
A Comissão avalia que a continuidade das ocupações das instalações administrativas da Reitoria e do Centro de Artes Humanidades e Letras, em Cachoeira, são inaceitáveis e implicam em conseqüências para toda acomunidade acadêmica.
Estudantes ocupantes são de Cachoeira e Cruz as Almas
A UFRB tem quatro Campi. Os estudantes de Amargosa e de Santo Antonio de Jesus já se pronunciaram através de documentos, que não estão participando da ocupação e não querem ser representados pelos estudantes ocupantes. Os ocupantes são dos Campi de Cruz das Almas e de Cachoeira.
Como as aulas estão paradas apenas em Cachoeira, muitos estudantes calouros, dos cursos novos (Cinema, Serviço Social e Ciências Sociais), estão questionando o movimento de ocupação. Os estudantes do Campus Cachoeira marcaram uma assembléia com todos os alunos, ocupantes ou não, para discutir, em assembléia geral, a manutenção ou não da ocupação.
A assembléia será realizada no dia 10 de outubro (sexta-feira) as 09h da manhã, no Centro de Artes, Humanidades e Letras, em Cachoeira.A ocupação da reitoria completa hoje treze dias e asaulas estão suspensas em Cachoeira há dez dias.