terça-feira, 14 de outubro de 2008

Nos Passos de Frei galvão

Com o objetivo de reunir um grande número de pessoas de todas as idades numa grande marcha de confraternização e fé, a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira junto com Santuário Arquidiocesano de Peregrinação de Santo Antônio de Sant’anna Galvão, estão promovendo no dia 19 de outubro, a 2ª Caminhada Ecológica – Nos Passos de Frei Galvão. Os caminhantes vão refazer os 13 km da estrada que liga a cidade histórica de Cachoeira à Vila de Belém e por onde passou o jovem Antônio Galvão então com 13 anos de idade, para estudar no antigo Seminário de Belém, fundado pelo jesuíta Alexandre de Gusmão. No conceituado Seminário dos Padres Jesuítas de Belém, Antônio Galvão estudou durante três anos.

Motivados pela fé e por uma prática de vida saudável e solidária, os andarilhos partirão do Porto da Cachoeira, do mesmo local onde desembarcou o jovem que se tornaria, em 11 de maio de 2007, o primeiro santo brasileiro canonizado pelo Papa Bento XVI. O cônego e reitor do Santuário Arquidiocesano de Peregrinação Santo Antônio de Sant’anna Galvão, Hélio César Leal Villas-Boas disse que a sua expectativa e dos demais organizadores da caminhada é a mais positiva possível. “Nós estamos aguardando um grande número de pessoas, esperamos também a participação de caminhantes de outras paróquias da região, além dos cachoeiranos”, contou o religioso.

Os participantes da caminhada vão passar por locais históricos da zona rural de Cachoeira. No trajeto até a Vila de Belém, terão a oportunidade de testemunhar as áreas que foram preservadas e as que já foram degradas pela ação do homem ao longo dos anos. São de aproximadamente 13 km , o percurso até a Vila de Belém, três horas de caminhada. A saída do Porto da Cachoeira está prevista para as 7 horas da manhã do dia 19 de outubro. Haverá, antes da saída, algumas atividades relembrando o desembarque em terras cachoeiranas, daquele que seria canonizado o primeiro santo brasileiro. Estão programados também com instrutores especializados, exercícios de alongamento e aquecimento dos músculos dos participantes para enfrentar a caminhada.

Os organizadores programaram duas paradas para descanso: Bairro dos Três Riachos em Cachoeira e sede do distrito de Capoeiruçu. A caminhada começa no Porto de Cachoeira, passa pelo bairro dos Três Riachos, segue para Capoeiruçu, Estrada dos Jesuítas na Boa Vista, Fonte dos Padres e finaliza na Vila de Belém com uma celebração de ação de graças no Santuário de Peregrinação. Estão sendo comercializadas camisetas com a logomarca da caminhada ao preço de R$ 10,00. Os interessados podem adquirir as camisetas no próprio Santuário de Peregrinação em Belém, na Secretaria da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário em Cachoeira, na OAPC- Obra de Assistência da Paróquia de Cachoeira e no Centro de Hospitalidade Rabunni.

Evento: 2ª Caminhada Ecológica nos Passos de Frei Galvão
Local: Cachoeira – Bahia
Data Dia 19 de outubro
Horário: 7 horas
Saída do Porto de Cachoeira
Destino: Vila de Belém
Distância 13 km Tempo: 3 horas aproximadamente
Contatos: 75 3425 3178 75 34251609