quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Santa Bárbara é reverenciada em Cachoeira

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, como acontece há muitos anos, manda celebrar nesta quinta-feira, dia 4 de dezembro, às 18 horas, missa na Capela da Igreja do Hospital São João de Deus em homengem à Santa Bárbara. A celebração será presidida pelo cônegoHélio Cézar Leal Villas - Boas, pároco de Cachoeira, e logo após, sairá a procissão com o andor de Santa Bárbara que pecorrerá as ruas do Centro Histórico.
Para a celebração da missa em louvor a uma das santas maispopulares entre os católicos brasileiros, a secular Irmandade daSanta Casa providenciou a decoração do templo com muitas floresvermelhas e na frente do templo como ocorre tradicionalmente no dai deSanta Bárbara, será acesa no início da noite uma grande fogueira.Geralmente, neste dia, a igreja da Santa Casa fica repleta de fiéis que costumam vestir roupas na cor vermelha para assistir a missa eacompanhar a procissão.
Samba e caruru
Santa Bárbara que no candomblé é sincretizada como Iansã, a poderosa mulher de Xangô, a rainha dos raios e das tempestades, também será homengeada com a distribuição de caruru na Praça Dr. Arestides Milton, em frente ao Igreja da Santa Casa, logo após a procissão e recolhimento da imagem da Santa ao templo. A farta distribuição da iguaria da culinária afro-brasileira, considerada com um dos pratos de Iansã é uma iniciaitva de um grupo de devotos que arrecadam donativos do comércio local e de fiéis para o preparo da comida.
O psicólogo Raimundo Oliveira há cerca de quatro anos assumiu aresponbilidade de organizar os voluntários que fazem o peditório e que mantêm a tradição do preparo do caruru. "Essa é a nossa forma decolaborar para manter a tradição cultural e religiosa da nossa gente. Por isso, sinto-me muito gratificado por poder contribuir", disse o devoto, que conta com o auxílio de cozinheiras e ajudantes de cozinha que trabalham com dedicação pela fé. Além do caruru que é servido com todos os ingredientes e acompanhamentos( acarajé, abará, farofa, milho branco, pipoca, coco, banana frita, ovo, rapadura e pedacinhso de cana), o público também poderá se divertir com muito samba de roda na praça ao ar livre.