quarta-feira, 11 de março de 2009

Cachoeira completa 172 anos



Cachoeira, cidade histórica do Recôncavo da Bahia, distante 110 km de Salvador completa 172 anos, sexta-feira, 13 de março. A cidade que em 1971 foi distinguida com título de Monumento Nacional e tombada pelo IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, agora pleiteia o título de Patrimônio da Humanidade concedido pela Unesco. Para comemorar a data da elevação da antiga Vila de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira, à categoria de cidade, a Câmara de Vereadores e a prefeitura municipal promovem uma grande festa com atos cívicos, shows e inaugurações. A programação do dia do aniversário de Cachoeira, começa com alvorada festiva às 6 horas. Às 8 horas, autoridades, o Tiro de Guerra e populares participam do hasteamento das bandeiras em frente ao prédio da Câmara de Vereadores, com o acompanhamento da Filarmônica Lyra Ceciliana.
Em seguida, representantes de várias religiões celebram culto ecumênico tendo como tema “Cachoeira pela paz e convivência harmônica da diversidade religiosa de nossa gente”. A programação cívica prossegue às 9 horas com a realização de sessão solene no salão nobre da Câmara, tendo como orador, o professor e mestre em Administração Valdir José dos Santos.
Após a solenidade, o prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, entregará à população o Centro de Promoção à Saúde Edgar Teixeira Rocha e o Posto de Saúde da Família e a Creche Escola do bairro da Pitanga. À noite, no palco oficial da Feira do Porto, será aberta a programação de shows que se estenderá até domingo dia 15 de março com diversas atrações conhecidas nacionalmente entre elas, Tatau, ex-vocalista da Banda Araketu, É Xeke, Black Style e Levada Louca, além do samba de roda Filhos do Caquende e grupos locais. Os shows estão marcados para começar às 20 horas e no dia 15(domingo) às 14 horas.


Pacata e tranqüila às margens do Rio Paraguaçu, Cachoeira é o local ideal para quem pretende fugir das agitações da cidade grande. Além disso, oferece ao visitante uma ótima oportunidade de reviver uma boa parte da vida do Brasil colonial e entrar em contato com as mais autênticas tradições do Recôncavo baiano.
Um passeio sem pressa pelas ruas de Cachoeira revela um tempo de glórias quando foi palco de momentos relevantes da história do Brasil. A exuberante arquitetura dos séculos XVII e XVIII, as festas, a religiosidade e as manifestações populares são fortes marcas desta cidade que é uma excelente alternativa de turismo histórico e cultural
Considerada Monumento Nacional e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1971, Cachoeira reúne um dos mais importantes acervos arquitetônicos em estilo barroco preservados da América Latina. Nos últimos anos diversos monumentos importantes da cidade histórica foram restaurados pelo Programa Monumento do Ministério da Cultura, e outros ainda estão sendo recuperados, a exemplo do quarteirão da antiga Fábrica de Charutos Leite Alves, onde será instalado o campus do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB- Universidade federal do recôncavo da Bahia, além de dezenas de imóveis particulares.
Pela participação decisiva de seu povo na guerra pela Independência da Bahia em 1822, recebeu o Título de Cidade Heróica, 13 de março de 1837. Em reconhecimento a importância histórica de sua população nos movimentos pela libertação da Bahia do jugo português e autonomia da Nação, o governo do estado é transferido, a cada 25 de junho, para Cachoeira.
A contribuição da cultura dos índios, os primeiros habitantes dessas terras, dos colonizadores portugueses e dos africanos trazidos para trabalhar como escravos nos engenhos de cana de açúcar, fazem de Cachoeira um lugar especial de ricas tradições. A religiosidade, as manifestações populares e a diversificada culinária expressam a influência desses povos na vida dos cachoeiranos.

A devoção aos santos católicos, herança dos portugueses marca o calendário de festas anuais como a Semana Santa, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora D’Ajuda, Divino Espírito Santo e a festa de Nossa Senhora da Boa Morte, símbolo da força do sincretismo religioso.
A presença das religiões de matriz africana é marcante em Cachoeira. Diversos terreiros de candomblé da tradição ketu, nagô, jêje e angola mantêm o culto aos orixás, inquices e voduns.

Para quem gosta, eis a programação dos shows:
Boa sorte e que Nossa Senhora do Rosário tenha pena dos que vão cair na esbórnia:


DIA 13:

A PARTIR DAS 20 HORAS, NO PALCO OFICIAL DA FEIRA DO PORTO:

PURA MALÍCIA, SAMPLER PLAY,NEGRA COR,VIBRA SAMBA


DIA 14:

AXÉ DEMAIS, TATAU, BLACK STYLE


DIA 15:

A PARTIR DAS 14 HORAS:

SAMBA DE RODA FILHOS DO CAQUENDECENTRAL DO SAMBASAMBA DE CRIOULO, BROTOU O SAMBA, AGITA SAMBA, LEVADA LOUCA E É XEKE.
.