quarta-feira, 4 de março de 2009

Diretor pede apoio ao Conselho Estadual de Cultura para a conclusão do campus da UFRB

O Professor Xavier Vatin, Diretor do Centro de Artes, Humanidades e Letras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, encaminhou um documento ao Conselho Estadual de Cultura, onde pede o apoio dos Conselheiros para fortalecer o pedido de entrega das obras do quarteirão Leite Alves, junto ao Governo do Estado e Ministério da Cultura.
No documento encaminhado, o Diretor do CAHL solicita ao Conselho que envie uma moção ao Ministro da Cultura e ao Governador da Bahia, reivindicando a conclusão das obras.
O professor do curso de cinema e audiovisual da UFRB Roberto Duarte, que também é Conselheiro, vai entregar o documento nesta tarde de 04 de março, numa reunião na qual estará o Secretário Estadual de Cultura, Márcio Meirelles.
Os Centros de Ensino da UFRB vão iniciar as aulas no dia 09 de março, próxima segunda-feira. Mas o CAHL, Centro de Artes, Humanidades e Letras, do Campus Cachoeira, vai adiar o início para 13 de abril.
O motivo do adiamento das aulas naquele Centro da UFRB é a falta de espaço para receber as novas turmas. O CAHL, que no semestre passado funcionou em duas instituições diferentes, parte no Colégio Estadual da Cachoeira e parte no Colégio das Sacramentinas, não conseguiu em tempo hábil, mais um espaço alternativo para implantar as novas turmas. Cachoeira, cidade histórica, não tem prédios grandes disponíveis para abrigar um Centro Universitário.
Em reunião com a presença do Reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif, o Conselho do CAHL decidiu então por aguardar até a entrega parcial do Quarteirão Leite Alves ou a viabilização de um outro espaço que permita o início das aulas em condições de qualidade. Segundo o Programa Monumenta, responsável pela obra de restauração do prédio, até o início de abril, 16 salas estarão prontas e poderão ser usadas pela Universidade. Mas a comunidade teme mais uma vez por mais um atraso na entrega.
O Quarteirão Leite Alves foi doado pela Prefeitura de Cachoeira para a UFRB, que aguarda a entrega do prédio, adiada várias vezes (dezembro de 2006, julho de 2007, maio de 2008, dezembro de 2008).
No dia 09 de março, às 8h, em frente ao Prédio do Quarteirão Leite Alves, a comunidade de Cachoeira, em conjunto com professores, estudantes e funcionários do CAHL, vão fazer uma manifestação, intitulada 'Aula Inaugural', onde haverá um abraço ao prédio em restauração há mais de três anos.
O CAHL hoje tem seis cursos, Ciências Sociais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, História, Museologia e Serviço Social. São 52 professores, 12 funcionários e mais de 600 estudantes.