sábado, 21 de março de 2009

Projeto Câmara Mirim funciona em Cachoeira


Implantado na Legislatura passada, o Projeto Câmara Mirim tornou-se uma referência em educação política e cidadania para crianças, adolescente e jovens cachoeiranos. De autoria do vereador reeleito Júlio César Costa Sampaio, o Projeto proporciona a aproximação da comunidade, por meio das escolas, aos Poderes Legislativo e Executivo, graças às ações desenvolvidas pelos nove vereadores mirins.
Os membros da Câmara Mirim são eleitos, pelo voto direto, num pleito democrático realizado com a participação de alunos das escolas de toda a rede de ensino. Podem concorrer ao pleito alunos de 10 a 15 anos, que estejam efetivamente freqüentando as aulas das escolas inscritas previamente no Projeto. Os candidatos, na primeira fase do processo, participam de uma eleição em suas próprias escolas, sendo que os mais votados concorrem ao pleito geral com a mobilização de todos os estabelecimentos inscritos.
Os vereadores mirins eleitos participam de reuniões na Câmara de Vereadores, sempre às quartas-feiras, na parte da manhã, com os educadores Edvaldo Carneiro, coordenador do Projeto, e Rita Santana, representante do Grupo Raízes do Recôncavo. Nesses encontros são discutidos temas diversos apresentados pelos próprios vereadores mirins. Em vez de siglas partidárias, os jovens vereadores representam temas de interesse da sociedade como Saúde, Segurança Pública, Meio Ambiente, Esporte, Juventude e Adolescência, Cultura e Turismo e Indústria, Emprego e Renda.
A cada quinze dias, acontecem as sessões da Câmara Mirim. No segundo semestre, as sessões são realizadas nas escolas, sempre com a participação de um especialista para abordar os temas propostos pelos jovens edis. Eles também podem sugerir propostas para o Executivo através da Câmara de Vereadores. No exercício do mandato de um ano, os vereadores mirins aprendem como são elaboradas as leis e como funciona o Legislativo e também o Poder Executivo.
Os vereadores mirins também participam de todas as atividades promovidas pela Câmara, a exemplo da sessão em homenagem ao 25 de Junho, data da Independência de Cachoeira, Levada dos Puas da Bandeira, Corrida da Fogueira, Desfile Cívico, Sessão em homenagem ao Aniversário de Cachoeira, 13 de Março. O mandato da atual legislatura da Câmara Mirim será encerrado no dia 31 de abril e a eleição para o novo mandato de uma ano deverá acontecer no dia 17 do mesmo.


Foto:O Projeto Câmara Mirim possibilita a participação de crianças e jovens na atuação política dentro da comunidade