terça-feira, 26 de maio de 2009

Jêje Nagô de Cachoeira na festa de lançamento do III Fesman

Foi lançada na noite de ontem , pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a participação brasileira no III Festival Mundial de Artes Negras (III Fesman). A solenidade no Teatro Castro Alves, em Salvador, contou com as presenças do presidente senegalês, Abdoulaye Wade, do ministro da Cultura do Brasil, Juca Ferreira, do presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, do governador da Bahia, Jaques Wagner, além de diversas autoridades e personalidades dos dois países.
Realizada no âmbito das comemorações do Dia de África, a cerimônia foi intermeada por apresentações dos cantores Gilberto Gil, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, dentre outros artistas. Foi realizado, também, o lançamento do selo Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira, pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT). O show de lançamento do III Fesman contou com a especial presença do Grupo Jejê Nagô de Cachoeira, que se apresentou junto com Margareth Menezes, Gilberto Gil, Carlinhos Brown e Lazzo.

Fesman - A 3ª edição do Festival Mundial de Artes Negras está prevista para acontecer no período de 1º a 14 de dezembro de 2009, em Dacar, no Senegal. O Brasil é o país homenageado nesta edição do evento. Com o tema O Renascimento Africano, o encontro das culturas e das artes dos povos negros da África, da Europa e da América traçará um amplo painel da influência das tradições, costumes e religiosidade dos povos negros na atualidade. Já estão confirmadas as presenças de Cesária Évora, os instrumentistas Manu Dibango e Salif Keita, o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, dentre outros.