sábado, 13 de junho de 2009



A histórica cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, distante 110km de Salvador, promove, um dos mais animados e concorridos São João do interior da Bahia. A charmosa cidade colonial é destino certo de milhares de turistas nessa época do ano, para curtir os festejos juninos e a tradicional Feira do Porto, que reúne as mais autênticas manifestações populares regionais. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo espera que este ano, a cidade receba cerca de 60 mil visitantes nos dias de São João. Na Feira do Porto, grandes atrações e artistas se revezam para animar o público durante os dias da festa. Feira do Porto como é realizada atualmente começou na década de 70. O evento aproveita a tradição dos festejos juninos mantida pela população e agrega novos valores tornando-se assim uma importante atração turística para a cidade histórica, uma das mais antigas da Bahia tombada como Patrimônio Nacional, pelo Instituto do Patrimônio Histórico-IPHAN.

Os idealizadores do evento aproveitaram existência da feira de produtos típicos juninos, realizada na véspera do dia de São João- uma tradição secular- e contribuindo para sua revitalização. Em paralelo à feira grandes shows para a avenida localizada na margem do Rio Paraguaçu. Assim nasceu a Feira do Porto de Cachoeira, a primeira grande festa junina da Bahia, organizada pelo poder público voltada para incrementar a economia local a partir dos valores culturais regionais.

Na Feira do Porto convive com o forró toda diversidade cultural de Cachoeira. Consta da programação da festa, grupos de samba de roda, bumba-meu-boi, quadrilhas juninas, tríduos em louvor a São João, casamento na roça, trança-fita e o folguedo Segura a Veia. Às margens do Rio Paraguaçu, além das atrações artísticas, são comercializados objetos de cerâmica dos oleiros da comunidade Maragojipinho, artesanato e dezenas de barracas comercializam comidas típicas juninas, a exemplo de pamonha, canjica, milho cozido, bolos de aipim, amendoim, a tradicional maniçoba(prato preparado à base de cachoeirana e os famosos licores de Cachoeira.
A programação do São João se estende até o dia 25 de Junho, data em que a população celebra a Independência de Cachoeira. Desde o ano passado, governo do Estado é transferido para Cachoeira no dia 25 de Junho em homenagem à participação dos cachoeiranos nas lutas pela Independência da Bahia e do Brasil.


PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO – FEIRA DO PORTO DE CACHOEIRA 2009

Segunda-feira
DIA 22/06

20h SAMBA DE RODA ESMOLA CANTADA
22h VÍRGILIO
00h MULHER BANDIDA
02h00 FORRÓ FANTÁSTICO

TERÇA-FEIRA
DIA 23/06

20h SEDUÇÃO DO PRAZER
22h BANDA FORRÓ DA DISCARADA
00h VOU DE XOTE
02h CAVALEIROS DO FORRÓ

QUARTA-FEIRA
DIA 24/06

14h SAMBA DE RODA FILHOS DA BARRAGEM
16h SAMBA DE RODA FILHOS DO CAQUENDE E FILHAS DE YAMIN
18h SAMBA DE RODA DE DONA DALVA
20h NENHO E GRUPO JEITO DE AMAR
22h SAIA RODADA
00h TIO BARNABÉ
02h MARRON GLACÊ

QUINTA-FEIRA
DIA 25/06

16h BANDA SÓ AS CABEÇAS
18h VIBRA SAMBA
20h AGITA SAMBA
22h CALIPSO
00h PSIRICO
02h SINE CALMON E BANDA MORRÃO FUMEGANTE