quarta-feira, 22 de julho de 2009

Aniversário da UFRB

Para comemorar os quatro anos de criação da UFRB-Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, no próxima quarta-feira(29), foi programada uma vasta programação no Auditório do Quarteirão Leite Alves, em Cachoeira, com início previsto para as 18hs. Entre outras atividades previstas estão a apresentação do Coral da UFRB, lançamento de vídeo institucional, além palestra sobre a importância da UFRB para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Recôncavo, com o Secretário Estadual de Planejamento, Walter Pinheiro.
A UFRB, criada em 29 de julho de 2005, por desmembramento da Escola de Agronomia da UFBA, funcionou sob tutoria por um ano, apenas com o que havia herdado. Nos prédios antigos do Campus Cruz das Almas, funcionavam quatro cursos: Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca e Zootecnia (na graduação) e um mestrado nas áreas agrárias. O primeiro semestre sem tutoria iniciou em outubro de 2006 e o primeiro salto foi dado: três novos Campi, em Amargosa, Cachoeira e Santo Antonio de Jesus e criação de 11 novos cursos.
Atualmente, a comunidade acadêmica de 3.500 estudantes, em 26 cursos de graduação, seis deles, noturnos. A UFRB dispõe de quatro mestrados em funcionamento e mais um aprovado para começar em 2010. Possui um Doutorado nas áreas agrárias e mais de 300 professores, 97% doutores e mestres.