quinta-feira, 23 de julho de 2009

Edital seleciona projetos de prevenção a violêncai entre jovens negros

Até o dia 15 de agosto está aberto o prazo para que prefeituras e estados busquem apoio do Governo Federal no desenvolvimento de projetos voltados a jovens negros em situação de vulnerabilidade social e segregação familiar. É o Projeto Farol – Oportunidade em Ação, promovido pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR) em parceria com o Ministério da Justiça, no âmbito do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci).

Serão aproximadamente R$ 3,3 milhões, até o final deste ano, para o financiamento de projetos.

O objetivo é articular ações sociais para a prevenção da violência entre a juventude negra, em 13 estados e o Distrito Federal que participam do Pronasci (Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul; São Paulo e municípios goianos que fazem parte do Entorno do Distrito Federal). De acordo com levantamento do Ministério da Justiça, esses locais apresentam o maior índice de homicídio entre jovens.

Os municípios localizados nestes 13 estados e que tenham feito convênio com o Pronasci também poderão apresentar propostas. A lista está disponível no edital.

Por meio do edital de chamada pública terão apoio as iniciativas para ampliação do acesso a oportunidades econômicas, sociais, políticas e culturais de jovens com idade entre 15 e 24 anos, que estejam em situação infracional ou em conflito com a lei, com baixa escolaridade, expostos à violência doméstica e urbana.