sábado, 18 de julho de 2009

Galeria de arte processa Wikipédia por violar direitos de 3 mil imagens




A Wikipédia foi acionada na justiça britânica pela National Portrait Gallery, após a descoberta de que 3 mil imagens expostas pelo site - e pertencentes ao acervo da galeria - foram publicadas sem autorização prévia em uma página da Wikimedia Commons, local que permite que as imagens sejam usadas livremente.

A ação contra o site é destinada ao usuário a Derrick Coetzee, que fez a publicação de todas as imagens em alta resolução. A galeria, segundo informa a Magnet, teria enviado um documento solicitando que o usuário retire as tudo o que foi publicado até o dia 20 deste mês, senão será aberto o processo.(Portal IMPRENSA)

DIREITO AUTORAL: Por aqui, o direito autoral sempre está sendo aviltado. São inúmeras as vezes que já nos deparamos com imagens feitas por nós ilustrando publicações de terceiros sem a nossa devida autorização e até mesmo o crédito da autoria na foto.

Recentemente, foram utilizadas diversas fotos de autoria de Jomar Lima para decorar veículos públicos. O autor das obras , com base na lei do direito autoral, exigiu que o seu nome fosse colocado nas referidas fotos. O reivindicação do autor das fotos foi atendida evitando assim um procedimento judicial.