sábado, 25 de julho de 2009

Juliana Ribeiro é a atração cultural no aniversário da UFRB


Dia 29, no Auditório do Quarteirão Leite Alves, sede do Centro de Artes, Humanidades e Letras, da UFRB, em Cachoeira, acontece uma cerimônia de comemoração aos 4 anos de existência da Federal do Recôncavo.

Na programação, que começa às 18h, estão previstas a apresentação do Coral da UFRB, lançamento de vídeo institucional, palestra sobre a importância da UFRB para o Desenvolvimento social, cultural e econômico do Recôncavo, com o Secretário Estadual de Planejamento, Walter Pinheiro, além da atração cultural Juliana Ribeiro, patrocinada pela EMBASA (A Empresa Baiana de Água e Saneamento S.A.).

Juliana Ribeiro, cantora com nove anos de carreira, é, além de artista, historiadora, com pesquisa sobre a trajetória do samba e da música popular. Sua bela voz canta histórias do samba. Com formação técnica em canto lírico pela Faculdade Federal da Bahia, a moça aperfeiçoou seus estudos e pesquisas na área na Faculdade de Canto Popular (UNICAMP), em São Paulo, onde foi aluna especial. Hoje ela é aluna do mestrado na área de Cultura e Sociedade da Faculdade de Comunicação da UFBA.

Levada pelos ritmos da cultura popular como o lundu, o choro, o maxixe Sembas angolanos e Samba-de-Umbigada, a proposta do show da Juliana é mostrar a diversidade musical que deu origem ao Samba e seus desdobramentos. No repertório, canções inéditas de grandes compositores baianos associadas a clássicos de Xisto Bahia, Noel Rosa, Carmen Miranda, Monsueto, Clementina de Jesus e outros. Diferentes climas compõe o espetáculo numa associação de técnica com performance musical, ilustrando que nem sempre o samba foi este ritmo urbano e massivo, consagrado no Rio de Janeiro; há uma gama de manifestações populares que o precederam e que são muito identitárias à nossa cultura porém desconhecidas do público em geral. Por tudo isso, “De Areia”, é um show interativo, dançante e também prazeroso ao ouvido e inteligente aos sentidos.

O show acontece no auditório de um prédio secular, doado pela Prefeitura de Cachoeira para a UFRB e recuperado pelo Programa Monumenta, do IPHAN, sede dos cursos de cinema e audiovisual, jornalismo, história, museologia, serviço social e ciências sociais da Federal do Recôncavo.(Fonne Ascom/UFRB))