quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Presidente do IPHAN é homenageado com o título de Cidadão Cachoeirano

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e coordenador nacional do Programa Monumenta, Luiz Fernando de Almeida, recebe nesta sexta-feira, dia 14 de agosto, o título de Cidadão Honorário da cidade de Cachoeira, na Bahia. A homenagem, entregue pela presidente da Câmara dos Vereadores, Angélica Sapucaia da Silva, se deve à dedicação com que Luiz Fernando de Almeida tratou a cidade que considera um dos maiores tesouros brasileiros. A autoria da indicação é do vereador José Carlos Matos Silva

Atualmente, estão sendo realizadas diversas ações em Cachoeira, implementadas pelo Programa Monumenta, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID – e cooperação técnica das Organizações das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO. Na cidade baiana, o Monumenta está restaurando 80 imóveis, entre públicos, privados e monumentos tombados. Desses, já estão concluídos o Conjunto da Ordem do Carmo, a Matriz de Nossa Senhora do Rosário e as igrejas do Monte e Rosarinho, além da capela da Ajuda e da casa natal de Ana Nery. A mais recente obra finalizada, entregue em maio deste ano, foi a recuperação os imóveis do Quarteirão Leite Alves, que abriga a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, no valor de R$ 8 milhões.

Mineiro, nascido em 1962 na cidade de Santa Rita de Sapucaí, Luiz Fernando de Almeida é, desde 2006, o presidente do Iphan, cargo que desempenha junto com o de coordenador nacional do Programa Monumenta. É formado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica – PUC – de Campinas – SP, especialista em Administração de Planejamento de Programas e mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP. Sua carreira acadêmica inclui ainda 16 anos como professor de História da Arquitetura e do Urbanismo, História da Arte e Projeto de Arquitetura, com passagens pela Universidade Católica de Santos (SP), Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP – e Universidade Paulista, ambas em São Paulo.

Luiz Fernando de Almeida também coordenou diversos eventos culturais, como o seminário e a exposição da obra do arquiteto suíço Le Corbusier no Brasil. No Programa Monumenta, gerenciou sua atuação nas cidades de Diamantina e Natividade, liderou a Unidade Executora de São Paulo e mais tarde, assumiu a coordenação nacional, em Brasília.

O arquiteto também prestou consultoria para diversas iniciativas, como a elaboração de políticas de financiamento para empreendimentos habitacionais e do Plano Diretor do município de Santa Rita do Sapucaí, MG – sua cidade natal; e a proposição de uma metodologia de intervenção nas habitações encortiçadas do centro da cidade de Santos – SP. Luiz Fernando de Almeida também foi coordenador de Projetos Arquitetônicos, em Santo André – SP e do Programa Empresa Municipal de Urbanização – Emurb, de São Paulo.