terça-feira, 4 de agosto de 2009

Tato inova gestão com mais participação popular

O prefeito do município de Cachoeira Tato Pereira (PMDB), que cumpre o seu segundo mandato, iniciou ontem (3), um novo modelo de gestão da sua administração, indo até às comunidades para ouvir diretamente as reivindicações dos moradores e as reclamações contra a atuação do poder público municipal. O ciclo de encontros populares que tem como meta principal aprimorar as ações do governo municipal, com um canal direto de conversação com todos os segmentos da sociedade independentemente de tendências políticas partidárias começou na Vila de São Francisco do Paraguaçu, ontem à tarde, região da Bacia do Iguape.

No encontro que reuniu dezenas de moradores de São Francisco do Paraguaçu, o prefeito Tato Pereira, que esteve acompanhado do vice Wilson Souza do Lago, ds secretário de Saúde Mamede Dayube Neto, da Educação Alex Kaorner Simões, de Cultura e Turismo, Washington Nem, de Leonardo Boaventura, secretário municipal de Administração e Finanças, ouviu críticas, sugestões e também elogios ao seu governo.

Os moradores elegeram como prioridades para a administração municipal, a construção de uma praça no centro da vila, além da urbanização da Rua da Custódia. Foram formuladas queixas sobre a existência de postes com lâmpadas queimadas, falta de variedade do cardápio da merenda escolar. Os moradores também se queixaram da falta de segurança pública no local. O prefeito após ouvir a comunidade assegurou que atenderá todas as reivindicações e explicou ainda que o problema da segurança pública é uma das obrigações do governo do estado.

A segunda reunião foi em Santiago do Iguape, onde também os moradores tiveram a oportunidades de apresentar suas reivindicações e queixas da administração municipal naquela localidade. Como prioridades para o governo municipal executar, os moradores sugeriram a construção de uma creche para atender as crianças além do hospital de base para atender toda região do Iguape. Ao final de cada reunião foram escolhidos pelos próprios moradores cinco representantes para fazer parte do Conselho Comunitário de Moradores. O conselho, segundo explicou o prefeito, será responsável para fiscalizar o atendimento das reivindicações, além de encaminhar ao Executivo Municipal todas as futuras reivindicações da população.


Dizendo-se satisfeito com os primeiros resultados da inovação de seu governo, o prefeito Tato Pereira declarou que a experiência servirá de base para melhorar a atuação de todos os setores da administração municipal, bem como fortalecer o diálogo com sociedade nesses encontros. “É importante para o nosso governo ir ao encontro da população, porque essas conversas francas e diretas contribuem para corrigirem falhas e vão permitir mais participação popular nos destinos do município”, concluiu Tato Pereira. As reuniões vão prosseguir por todas as localidades da zona rural e também da sede.