terça-feira, 1 de setembro de 2009

Alice Portugal defende exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) defendeu, sexta-feira (28), a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. A deputada reafirmou sua mobilização na luta contra o fim da exigência do diploma profissional.

Em audiência pública realizada no auditório do Centro de Cultura da Câmara, Alice protestou contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de acabar com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. A deputada lembrou que esta é uma ação típica dos neoliberalistas, praticadas nos "governos desastrosos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso".

Entre as ações da parlamentar, Alice é signatária da frente parlamentar em defesa dos jornalistas. Alice, que é vice-presidente da Comissão de Educação, comprometeu-se em levar o debate à Comissão. A deputada afirmou ser uma defensora da regulamentação das profissões e não deixaria de defender uma categoria tão importante à democracia.

Participaram da audiência pública os deputados federais Emiliano José (PT) e Daniel Almeida (PCdoB), o presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Alan Sanches (PMDB), jornalistas e estudantes de jornalismo baianos.