terça-feira, 8 de setembro de 2009

Documentário produzido por alunos do Centro Raízes do Recôncavo foi selecionado para 5° Festival de Jovens realizadores de Audiovisual do Mercosul

O documentário intitulado “É da folha que se faz” feito pelos alunos do projeto Novos Olhares de Cachoeira Recôncavo Baiano, implementado pelo Centro de Estudos Raízes do Recôncavo, está entre as 44 obras selecionadas do 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul.

O vídeo feito pelos adolescentes do município de Cachoeira mostra um dos patrimônios culturais da culinária baiana: A maniçoba. O prato – uma feijoada feita à base da folha da mandioca – é uma das iguarias mais apreciadas por turistas que visitam o Recôncavo.

O Projeto Novos Olhares é uma realização do Centro de Estudos Raízes do Recôncavo em parceria com o Instituto Votorantim e Votorantim Energia. O Projeto atende cerca de 90 jovens e adolescentes de escolas públicas dos municípios de Cachoeira, São Félix e Maragojipe. Os alunos tem aulas de audiovisual e aprendem também sobre o patrimônio histórico e cultural dos municípios. O projeto está aberto a outras parcerias na área de educação e produção cultural.

O 5º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul acontece em setembro, em Vitória, no Espírito Santo. Serão exibidos 80 filmes e vídeos de curta e média metragens realizados pro jovens brasileiros e de outros países do Mercosul. O Festival recebeu 132 inscrições e selecionou 44 obras audiovisuais para a mostra competitiva, além de outras 36 que serão exibidas fora de competição.

Todos os trabalhos selecionados foram realizados por jovens de até 24 anos, integrantes de organizações sociais, culturais ou educativas.

Produções audiovisuais de 30 instituições brasileiras estarão presentes no evento.

Além do documentário do Centro de Estudos Raízes do Recôncavo / Projeto Novos Olhares , outros dois vídeos baianos foram selecionados para a mostra. São eles : Sétimo Dia(BA, 3', Ficção -Oi Kabum escola de Arte e Tecnologia) e Maré Refúgio da Lua(BA, 11',Documentário-Cipó-Comunicação Interativa - OI Futuro).

-