quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cachoeira na trilha de Frei Galvão

Cerca de mil pessoas estão sendo aguardadas para participar domingo, 18 de outubro, da terceira edição da Caminhada Ecológica “Nos Passos de Frei Galvão” promovida pela Paróquia de Nossa Senhora do Rosário do Porto da Cachoeira junto com Santuário Arquidiocesano de Peregrinação de Santo Antônio de Sant’anna Galvão. Os caminhantes estão sendo convocados para refazer os 13 km da estrada que liga a cidade histórica de Cachoeira, no Recôncavo baiano (distante 110 km da capital) à Vila de Belém, o mesmo trajeto feito pelo adolescente paulista Antônio de Sant’anna Galvão, então com 13 anos de idade, para estudar no antigo Seminário de Belém, edificado em 1686 pelo jesuíta Alexandre de Gusmão.

No conceituado Seminário dos Padres Jesuítas de Belém, Antônio Galvão, canonizado como o primeiro santo brasileiro, em 2007 pelo Papa Bento XVI, estudou durante três anos.

A Caminhada Ecológica “Nos Passos de Frei Galvão” faz parte da programação da festa anual em louvor ao santo, que acontece de 16 a 25 de outubro. O evento religioso conta com o apoio da prefeitura municipal de Cachoeira por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.

Motivados pela fé e estimulados para uma prática de vida saudável e solidária, os andarilhos partirão do Porto da Cachoeira, do mesmo local onde desembarcou o jovem que se tornaria, em 11 de maio de 2007, o primeiro santo brasileiro. O cônego e reitor do Santuário Arquidiocesano de Peregrinação Santo Antônio de Sant’anna Galvão, Hélio César Leal Villas-Boas disse que a sua expectativa e dos demais organizadores da caminhada é a mais positiva possível. “Nós estamos estimando a participação de mil a mil e duzentos fiéis. Esperamos também contar com a participação de caminhantes de outras paróquias da região, além dos cachoeiranos”, declarou otimista o religioso.

Os participantes da caminhada irão passar por locais históricos da zona rural de Cachoeira. No trajeto até a Vila de Belém, terão a oportunidade de observaras áreas que foram preservadas e as que já foram degradas pela ação do homem ao longo dos anos. Riachos e trechos de vegetações nativas, plantações e pastos estão ao longo dos aproximadamente 13 km, o percurso até a Vila de Belém, a serem cumpridas em estimadas três horas de caminhada. A saída do Porto da Cachoeira está prevista para as 7 horas da manhã de domingo, 18 de outubro. Haverá, antes da saída, algumas atividades relembrando o desembarque em terras cachoeiranas, daquele que seria canonizado o primeiro santo brasileiro. Estão programados também com instrutores especializados em educação física, exercícios de alongamento e aquecimento dos músculos dos participantes para enfrentar o trajeto da caminhada.

O vigário paroquiano e presidente da Associação Mantenedora do Santuário Arquidiocesano de Peregrinação Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, Cid José da Cruz, informou que foram programadas duas paradas para descanso durante a caminhada. “A primeira parada será Bairro dos Três Riachos ainda na sede de Cachoeira, e a segunda no distrito de Capoeiruçu”. A Caminhada Ecológica “Nos Passos de Frei Galvão”, começa no Porto de Cachoeira, segue pelo bairro dos Três Riachos, para Capoeiruçu, Estrada dos Jesuítas no Povoado da Boa Vista, Fonte dos Padres e finaliza na Vila de Belém no Santuário de Peregrinação com uma celebração de uma missa ação de graças e aspersão de água benta sobre os fiéis.

Estão sendo comercializadas camisetas com a logomarca da caminhada ao preço de R$ 10,00. Os interessados podem adquirir as camisetas no próprio Santuário de Peregrinação em Belém, na Secretaria da Paróquia de NossaSenhora do Rosário em Cachoeira, na OAPC - Obra de Assistência da Paróquia de Cachoeira e no Centro de Hospitalidade Rabunni. O dinheiro obtido com a venda das camisetas será investido na manutenção do Santuário de Peregrinação.

Santuário – O Santuário Arquidiocesano de Peregrinação Santo Antônio de Sant’anna Galvão foi instalado em 2007, no mesmo ano da canonização de Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro que estudou durante três anos, no colégio jesuíta do antigo Seminário de Belém, na Vila de Belém, em Cachoeira. O santuário que vem recebendo um grande número de devotos do santo, desde a sua instalação, funciona diariamente das 9 às 12h na parte da manhã, e na pare da tarde das 14 às 16h. As visitas são acompanhadas por dois monitores. As missas são celebradas sempre aos domingos, às 10h. No último domingo de cada mês, são celebradas missas as 10 e às 16h com a distribuição das pílulas de Frei Galvão, as quais são atribuídas milagres de cura de enfermidades.