quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Cachoeira promove festa para a garotada

A garotada de Cachoeira, cidade histórica no Recôncavo baiano, distante 110 km da capital, vai ganhar um dia inteiro de festa, neste domingo, dia 11 de outubro, véspera do Dia da Criança. A programação será concentrada na Praça Ubaldino de Assis, também conhecida como Jardim Grande. A abertura do evento que pretende mobilizar crianças de todos os bairros da cidade e da zona rural será com uma apresentação da Filarmônica 25 de Junho composta por alunos do Educandário A Jesus por Maria. Em seguida, começam as atividades esportivas na Quadra Poliesportiva e no Campo da Manga.

A iniciativa de promover um dia de festa recheada de atrações para as crianças é da prefeitura municipal de Cachoeira, por meio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Desportos, Cultura e Turismo, Saúde, Obras e Meio Ambiente. Além das atividades oferecidas, a prefeitura disponibilizará um parque infantil com acesso gratuito para todas as crianças.

Ainda na parte da manhã no coreto da Praça Ubaldino de Assis vão acontecer shows com o grupo de dança de crianças quilombolas da comunidade do Caonge. Logo após, serão iniciadas as oficinas de criatividade promovidas pelos integrantes do Projeto de Capoeira Muleki é Tu. A artista plástica Cristina Solimando vai desenvolver uma oficina de artes plásticas, além de apresentar os trabalhos já realizados com as crianças assistidas pelo Muleki é Tu. Os professores Nei Pontão e Cecília Thomas farão demonstração de capoeira com os alunos do Projeto.

A festa da criançada também vai resgatar antigas brincadeiras infantis como amarelinha, pular corda, corrida de ovo na colher, corrida no saco e quebra-pote, sob a coordenação dos animadores do Grupo Artimanha e a trupe dos palhaços Estica e Puxa. Nos intervalos das atividades, haverá sorteios de brindes e de quatro bicicletas. Ao meio dia, a programação será suspensa e retomada a partir das 14 horas.

Os alunos da Escola de Música do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Quilombola da comunidade de Santiago do Iguape farão, às 14h, uma apresentação de violão, flauta doce e canto juntamente com as crianças da Escolinha da Filarmônica Minerva Cachoeirana, sob a regência da professora Ivonete Cerqueira Reis. Estão agendadas apresentações com o samba de Roda Mirim Filhas de Yamin, Esmola Cantada Mirim, Grupo Cultural Projovem, encenação da peça infantil Chapeuzinho Vermelho pelos alunos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), em Cachoeira, além de covers de Charles Chaplin e Michael Jackson. O encerramento da programação será com o grupo os Chorões do Recôncavo, composto por músicos adolescentes.

SERVIÇOS:
O QUE: FESTA DA CRIANÇA
DATA: 11 DE OUTUBRO(DOMINGO) DE 2009
CIDADE CACHOEIRA - BAHIA
LOCAL: PRAÇA UBALDINO DE ASSIS - JARDIM GRANDE
HORÁRIO: DAS 8 ÀS 18 HORAS
REALIZAÇÃO: PREFEITURA MUNICIPAL, SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃOE DEPORTOS, SECRETARIA DA SAÚDE E SECRETARIA DE OBRAS E MEIO AMBIENTE.
CONTATO: JORNALISTA ALZIRA COSTA 75 9933 3958