segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Paulo Souto recebeu apoio de políticos em Valença

Os ex-governador do Estado da Bahia, Paulo Souto (DEM), domingo (25) foi alvo manifestação de apoio de correligionários de Valença, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, do Vale do Jequiriçá e de vários municípios do baixo-sul. O ato mobilizado pelos democratas de Valença, tendo à frente o ex-prefeito Agenildo Ramalho, agitou os bastidores da política local. Do outro lado, estavam os correligionários do atual prefeito de Valença, Ramiro Campelo que se diz aliado do governador Wagner que tratavam de minimizar o impacto da presença de Paulo Souto na cidade e no dia da tradicional lavagem da igreja de Nossa Senhora do Amparo.

Os aliados de Paulo Souto não pouparam esforços para promover uma ruidosa manifestação em Valença que por conta disso ganhou duas lavagens da Igreja do Amparo. Uma pela manhã e a outra pela tarde. Em pontos estratégicos da cidade foram colocadas faixas com frases de agradecimento ao ex-governador pelas obras realizadas em Valença. Uma charanga agitava os participantes da manifestação. O cortejo dos políticos até a colina da Igreja do Amparo contou com um grupo de baianas, ginastas mirins, o grupo cultural Zabiapunga da tradição popular do baixo-sul, ciclistas, motociclistas e até um mini-trio elétrico. Músicos da charanga e muitos populares ganharam camisetas estampadas com o número “25” na parte de trás e inscrição “Salve o Dia 25 de outubro de 2009”. O 25 é também o número do DEM partido de Paulo Souto.

Na sede da Casa dos Velhinhos, entidade mantida pela Ação Comunitária de Valença, antes da caminhada que o ex-governador fez pelas ruas da cidade até a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, Souto participou de uma reunião marcada pelos elogios dos oradores ao ex-governador e de duras críticas ao governador Wagner. O deputado federal José Carlos Aleluia do DEM, comparou o governador Wagner a uma canoa furada. “O governo de Wagner é uma canoa furada, e não há cuia que a esvazie”, criticou o parlamentar em seu discurso. Diante da presença de um número significativo de pessoas, Aleluia, em tom de entusiasmo disse que há um movimento na Bahia para reconduzir Paulo Souto ao Palácio de Ondina “que é como um rio e que ninguém pode nadar no sentido contrário”. O deputado também criticou a segurança pública, a educação e a saúde pública do estado. “O povo não agüenta mais tanto descaso”, concluiu.

O deputado ACM Neto também acompanhou o mesmo tom das críticas contra Wagner. “Este governo é um governo de publicidade, que não mostra a Bahia real, que é a Bahia da falta de segurança, da crise no sistema de saúde, da falta de ações”. “É o verdadeiro governo da vagareza”, disparou. Antes de o governador Paulo Souto discursar também falaram o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo, os deputados estaduais Rogério Andrade e Eraldo Rocha, entre outros oradores. Quem também compareceu foi deputado federal João Almeida do PSDB que garantiu que a aliança com o DEM está firme e consolidada. “Estamos unidos nessa caminhada, com toda força, energia, vigor e fé”, enfatizou.

O ex-governador Paulo Souto fechou o encontro acusando o governador Jaques Wagner de ter importado para a Bahia a violência do seu estado natal, O Rio de Janeiro. “Ele trouxe para a Bahia, o que há de pior em seu estado que é a violência”, atacou. Souto também criticou o governo do estado que, segundo ele, está fazendo “um governo de publicidade”. O ex-governador acusou o atual governo de não investir no desenvolvimento do estado e não ter trazido para Bahia, “sequer uma única fábrica”. Souto chegou a recomendar aos internautas um vídeo que circula na internet sobre a propaganda oficial do governo Wagner. Ex-governador disse, ainda, em tom de denúncia que políticos e prefeitos baianos estão sendo pressionados para apoiar Wagner. Ao final do discurso, Souto disse que a luta para derrotar as forças governistas não é de partidos. “A luta será dos inconformados com o que está acontecendo com a Bahia”, frisou. O ex-governador agradeceu a manifestação dos amigos e correligionários e fez questão de adiantar que o evento não era campanha política, mas um encontro para agradecimentos “à Nossa Senhora do Amparo, a padroeira de Valença”.