sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Santa Casa de São Félix usa Raio X digital

A Santa Casa de São Félix amplia e melhora a qualidade dos serviços que oferece à população com a implantação de um novo equipamento de raio X digital que utiliza tecnologia de ponta para diagnóstico por imagem. O equipamento adquirido pela Santa Casa permite que a radiografia seja imediatamente visualizada na tela de um computador, sem necessidade de revelação ou processamento externo. O hospital da Santa Casa é a quarta unidade de saúde no estado da Bahia, que dispõe do aparelho Compacto DR-2D Flat Panel.

A tecnologia do novo equipamento, conforme explica administrador hospitalar da Santa Casa, Pedro Almeida Rocha, reduz o tempo médio do exame e resulta em economia para o hospital. “Isso representa rapidez e precisão no atendimento aos pacientes da Santa Casa”, ressalta o administrador. “Com os avançados recursos tecnológicos do aparelho de raio X digital, a imagem do paciente é gerada em 10 segundos e o exame todo leva em média 1 minuto, enquanto os exames em equipamento tradicionais leva em média 6 minutos”, compara Pedro Rocha. O novo aparelho possui tecnologia para a realização de 10 mil exames mensais.

Ainda de acordo com o administrador hospitalar da Santa Casa, “esse ganho de produtividade é possível porque o raio X digital dispensa o uso de filmes para revelação dos exames”. O equipamento gera uma imagem digital, que pode ser armazenada e distribuída por uma rede de computadores. “Assim, um médico pode receber a radiografia em seu consultório em pouco mais de um minuto, acessá-la remotamente por meio da Internet ou ainda compartilha-la com outros profissionais”, ele explica. Pedro Rocha disse ainda que, “essa facilidade resulta em diagnósticos mais rápidos e mais precisos, aumentando as chances de recuperação, principalmente em situações de emergência”.

Outra vantagem do aparelho de raio X digital apontada pelo administrador da Santa Casa, é a melhoria da qualidade da imagem com uma redução de até 30% na exposição do paciente a radiação, o que torna equipamento mais seguro para a pessoa que está sendo examinada e para o radiologista. “As imagens melhores eliminam a necessidade de repetição de exames e como elas podem ser visualizadas instantaneamente, poupam tempo precioso”.

Para se idéia das vantagens do raio X digital em diagnósticos por imagem, Pedro Rocha lembra que nos sistemas analógicos, se há um erro ou a qualidade da imagem está ruim, o paciente precisa repetir o exame, o que resulta em mais tempo e exposição desnecessária do paciente à radiação. “Com o raio X digital, esses problemas são coisas do passado na Santa Casa de São Félix”, ele comemora a implantação do novo equipamento que custou R$ 255 mil, sendo que 50% deste valor foram de recursos da própria instituição e a outra metade do Ministério da Saúde.

A Santa Casa de Misericórdia de São Félix realiza em média 36 mil atendimentos por mês, distribuídos em consultas, exames, internamentos e cirurgias. Oferece serviços médicos de média e alta complexidade com o funcionamento pleno de uma unidade de terapia intensiva, pioneira no Recôncavo Sul para o atendimento de cerca de 40 municípios.