quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CineCaos apresenta O cinema novo & o novo cinema na Bahia

Você que gosta de ver, ouvir e falar de cinema chegou um momento importante para isso. O CineCaos, percebendo que as cidades do recôncavo baiano têm, por si só, uma efervescência cultural múltipla e que perambula pelas ladeiras, becos e ruas coloridas, promoverá o I ciclo de debates com o tema O cinema novo & o novo cinema na Bahia. O evento acontecerá entre os dias 10 e 12 de dezembro, nas cidades da Cachoeira e São Félix.

O I ciclo do CineCaos tem como objetivos discutir as diversas linguagens e expressões do cinema, assim como as atuais políticas do audiovisual e a nova produção baiana cinematográfica. Além disso, refletir sobre as relações entre o cinema e a história e tornar acessível para o público a nova produção cinematográfica baiana, através de exibições de curtas com a presença dos diretores. O evento contará também com a presença de alguns especialistas de várias partes do país.

A universidade sendo formada e as cidades sendo transformadas. Tudo isso ao mesmo tempo. Ainda que sejam “diferentes”, elas se encontram num espaço e num tempo social e é impossível negar que a relação entre a universidade e as cidades não exerçam influência uma sobre a outra. A partir daí, criou-se o CineCaos, cineclube idealizado e construído por alguns estudantes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, sob a coordenação do professor da instituição Nuno Gonçalves. “Cultura, Arte, Orgia e Sinergia” dão origem à sigla do cineclube que tem por finalidade primeira debater diversos temas utilizando o audiovisual como recurso. Com esse intuito, é que resolveram promover o ciclo para discutir a linguagem cinematográfica a partir de palestras, debates e exibição de filmes.

“Com esse evento, acreditamos tornar acessível à população um momento cultural, além de contribuir com os papéis sociais da universidade, que propõe, em sua relação com a região, o desenvolvimento social da mesma”, conclui Maíra Castanheiro, estudante de História da UFRB e organizadora do Ciclo.

O evento conta com o apoio e parceria da Proext/CAHL/UFRB, do Centro Cultural Dannemann, do Pouso da Palavra, do Restaurante Macktub e da Pousada Paraguassú.