segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Fotógrafo do jornal A Tarde denuncia agressão de PMs em manifestação



O repórter fotográfico Lúcio Távora, do jornal A Tarde, de Salvador, diz ter sido agredido por policiais militares no último sábado (5), enquanto cobria manifestação de cerca de 50 estudantes que tentavam realizar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na Faculdade Visconde Cairu. Segundo Távora, ao tentar realizar imagens do protesto, policias o teriam empurrado, imobilizado e apreendido sua câmera.

No local, os policiais disseram ao repórter que não poderia ser realizado imagens do fato. "Mas eu estou trabalhando", teria dito o fotógrafo aos PMs. Em seguida, houve discussão por alguns minutos, até a apreensão do equipamento de fotografia.

Na ocasião, segundo informa o jornal A Tarde, um dos policiais teria afirmado que poderia agredir Távora "para mostrar como é que se bate". Um soldado chegou a dar voz de prisão ao repórter fotográfico, mas em seguida disse que o profissional estava sendo "convidado" a registrar o fato na delegacia, para onde foi levado em viatura policial, sem algemas.

"Os policiais militares fizeram uso excessivo da força. Não há como justificarem o fato de tomarem a máquina de Lúcio", afirmou o repórter Flávio Costa, que acompanhava o fotógrafo no dia do incidente.

O comandante da 31ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar), Major Jorge Lemos, vai abrir sindicância para apurar o fato. Segundo ele, os policiais da região temem serem reconhecidos por criminosos, após a explosão do módulo da companhia, ocorrido há aproximadamente dois meses.(Portal Imprensa)