sábado, 5 de dezembro de 2009

Gêge Nagô vai participar da VIII Feira Preta Cultural em Sampa

O Grupo Gêge Nagô de Cachoeira, da cidade histórica e Monumento Nacional, distante 110 km de Salvador, no Recôncavo baiano, estará se apresentando na VIII Edição da Feira Preta Cultural que acontece no dia 13 de dezembro, no Anhembi em São Paulo. O evento que reúne diversas manifestações culturais brasileiras é promovido pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O grupo Gêge Nagô participa com o apoio do Ministério da Cultura. Na capital paulista, o Gêge Nagô também fará um show no espaço cultural do Instituto Identidade Brasil, no dia 12 de dezembro.
O Gêge - Foi em meio aos ritmos da Irmandade da Boa Morte e dos ritos, sabores e odores que emanam da velha Cachoeira histórica que surgiu o Gêge Nagô. Herdeiros da tradição africana percorrem o caminho da musicalidade dos lendários e saudosos Tincõas que entre as décadas de sessenta e oitenta, foram responsáveis por uma das mais originais produções sonoras, fruto da música colhida nos coros da Igreja Matriz e nos cânticos dos terreiros de candomblé.
Um coral africano. É com esse estilo que se assemelha o grupo Gêge Nagô, que recria o estilo musical afrobarroco, difundido por Mateus Aleluia, ex-integrante dos Tincoãs. O seu primeiro CD (Gêge Nagô – Musiroots) traduz os cantos e ritmos das senzalas em seus momentos de folguedo (sambas-de-roda) e também em seus momentos ritualísticos (candomblé), deixando à mostra os cantos oriundos do compêndio de música católica e do popular domínio cristão, pondo dentro do entendimento espontâneo sacro profano popular da Bahia, todo um sincretismo cultural religioso, revelado de maneira brilhante em suas músicas.
O Grupo Gêge Nagô, que em cinco anos de existência tem um vasto currículo de apresentações em eventos culturais, tradicionais e religiosos tanto em sua cidade de origem como em todo território brasileiro, já tem proposta de show fora do país: comporá a delegação baiana no III Festival Mundial de Artes Negras em Dakar, no Senegal, de onde segue em turnê africana com o show “Origens”. Depois de abrir o 2º Fórum Caravana do Esporte e da Música ESPN, em Aracaju, no último dia 6, participou Dia da Consciência Negra, no Largo do Pelourinho em Salvador e se prepara para estar novamente no Carnaval de Salvador, desta vez num trio com convidados.