quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Orquestra de Sinos do IAENE encerra, hoje, os Concertos Natalinos

A Filarmônica 25 de Junho, a mais nova orquestra do Recôncavo baiano abre, logo mais às 20h, a programação do último dia da 3ª Edição do Projeto Concertos Natalinos. Às 21h, a atração de encerramento do evento será a Orquestra de Sinos do IAENE, sob a regência da professora Míriam.
Orquestra de Sinos-A arte de tocar sinos é conhecida, hoje ,como uma ferramenta excelente para o ensino de música e um instrumento que se aplica muito bem à pequenos grupos. A arte dos sinos está também se espalhando por todo o mundo, e há um interesse crescente em participar de festivais e excursões internacionais.

No Brasil não existem relatos precisos, provavelmente o primeiro grupo de sinos tenha chegado por volta de 1984 na Primeira Igreja Batista de São Paulo. No ano posterior, o missionário Pastor Virgil Fryling trouxe para o colégio EDESSA no Espírito Santo um jogo de Três Oitavas, gravando em 1987 um LP. A influência do Pastor Fryling levou o surgimento de outros grupos como o do IAENE, atual Faculdade Adventista da Bahia, em Cachoeira, Bahia.

O grupo de sinos da Faculdade Adventista é composto por 13 integrantes no grupo jovem e treze integrantes no grupo Teen. O repertório do grupo é bastante eclético, passando por estilos sacro, popular e erudito, além de músicas étnicas. O grupo tem sido bastante ativo na comunidade durante os últimos anos, tocando em eventos culturais como o Dois de Julho promovido pela Secretaria de Cultura de Salvador 2006, em feiras de Saúde na cidade de Cachoeira, em eventos natalinos promovidos pela Câmara de Vereadores deste município e pelas prefeituras de Cruz das Almas, e Feira de Santana bem como em igrejas e escolas diversas e em todo o território nacional.