quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Tecnologia inovadora vai iluminar passarela sobre o Rio Corrente


Será inaugurada este mês a Passarela Sobre o Rio Corrente, na Bahia. O projeto inédito na região conta com um sistema inovador de projetores LED (um semicondutor emissor de luz que utiliza a mesma tecnologia empregada nos chips de computadores) que permite mais cor e redução de quase 70% do consumo de energia. A passarela, com 100m de extensão, une as cidades de Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, no extremo oeste da Bahia.

“Este projeto é um exemplo dos benefícios que o embelezamento urbano pode proporcionar para uma cidade. O projeto contempla uma variação de cores surpreendente, o consumo de energia gasta de toda a ponte representa a potência de um chuveiro elétrico e o tempo de vida útil é em torno de 15 anos”, explica Anderson Santos, consultor de vendas da Philips do Brasil. “E estes são apenas alguns dos benefícios, porque um investimento deste porte também representa para a região incentivo ao turismo e a cultura além do bem-estar de toda a comunidade”, complementa.

O lighting designer do projeto, Fabiano Xavier, explica que a tecnologia permitiu que ele pudesse desenvolver todo o trabalho num período de tempo curto, apenas 60 dias. “O resultado foi uma bela obra, a primeira com essa tecnologia com LED que permitiu resolver a iluminação de um espaço grande como este, com um número pequeno de equipamentos, com recursos de cores mais vivas e com tonalidades intermediárias e principalmente, com baixo consumo de energia. Acredito que este projeto se tornará um símbolo regional”, afirma.

O projeto de iluminação da Passarela sobre o Rio Corrente é uma iniciativa do Ministério das Cidades em parceria com a Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). A previsão de inauguração é no dia 27 de fevereiro.