segunda-feira, 29 de março de 2010

Cursos capacitam mão de obra para o turismo


De olho no fluxo de turistas que deverão ser atraídos para a Bahia, durante a realização da Copa do Mundo de 2014, começou hoje em Cachoeira, os cursos de cozinheiro e garçom oferecidos pelo Senac(Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Os cursos integram o conjunto de ações que estão sendo implementadas em Cachoeira, através do Programa Nacional de Qualificação para o Setor Turístico do Polo de Salvador e entorno da Baía de Todos os Santos. São duas turmas de 35 alunos cada, para o curso de cozinheiro, nos turnos matutino e vespertino. Para o curso de garçom, foram oferecidas 16 vagas no turno da tarde, e ainda há vagas para uma outra turma na parte da manhã. A previsão é de que o curso seja concluído no dia 16 de junho. Os alunos na sua maioria, trabalha em restaurantes, pousadas da cidade e foram indicados por empresários cachoeiranos que participam do Clube de Excelência no Turismo que também estão sendo capacitados pelo Sebrae(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Hoje foi realizada a Oficina Introdutória, com a técnica Joise Nataly. Nesta primeira fase dos cursos, os alunos aprenderam o que é turismo e também tiveram a oportunidade de falar de suas expectativas com relação à capacitação que estão recebendo. Na parte teórica dos cursos serão ministrados noções sobre ética, perfil profissional, combate à exploração sexual, além de aulas de inglês e de tecnologia da informação, comunicação participativa e técnica profissional. Para estudar os alunos receberam gratuitamente dois módulos editados Senac.

Para a supervisora pedagógica do Senac, Karine Sousa, o Programa de Qualificação Profisisonal para o Setor Turístico do Polo de Salvador e Entorno da Baía de Todos os Santos, vai melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela cidade, o mudando o perfil do atendimento em Cachoeira. "Com essas ações, todos vão poder observar as mudanças, o que permitirá o incremento do turismo na cidade", disse a supervisora. A responsável pela qualificação profissional do projeto, a técnica da Secretaria de Turismo da Bahia, Rosane Sampaio, observou que a cidade de Cachoeira está sendo contempleda nesse processo pelas ações do Programa em função da importância que representa para o estado.

De acordo com Rosane Sampaio, "a preocupação do governo do Estado é preparar a população para que ela saiba fazer o diferencial no atendimento ao turista que visita à Bahia". " O turista que vem para o Brasil está acostumado com a preservação do meio ambiente, cuidado com o patrimônio e respeito à cidadania", enfatizou a técnica. As ações para a qualificação da mão de obra integra o Prodetur(Programa de Desenvolvimento do Turismo) do Ministério do Turismo, financiamento do BID(Banco Interamericano de Desenvolvimento) em convênio com o Governo do Estado da Bahia, Secretaria de Turismo do Estado, Senac e Sebrae. Estes últimos, entidades contratadas para implantar os programas. O em Cachoeira o programa conta com apoio logístico da prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.