segunda-feira, 22 de março de 2010

Dia Mundial da Água foi marcado por manifestação em Cachoeira


Hoje, Dia Mundial da Água, foi marcado em Cachoeira, por uma manifestação que reuniu estudantes, educadores, garis, Tiro de Guerra, agentes comuntários de saúde, populares e representantes da Embasa. O ato teve início na rampa do Rio Paraguaçu, imediações do Estádio Municipal 25 de Junho, por volta das 9h. Com cartazes e faixas pintados com frases de alerta sobre a necessidade de preservação da água em nosso planeta, os manifestantes caminharam pela margem do Rio Paraguaçu, chamando a atenção dos moradores e comerciantes de Cachoeira para a importância da adoção de algumas medidas no dia a dia para evitar a degradação do Rio Paraguaçu e de seus afluentes que passam por dentro da zona urbana.

Em frente ao Jardim Grande, onde foi construída uma estação de tratamento de esgoto, pelo programa Baía Azul de despoluição da Baía de Todos so Santos e todo o seu entorno, os manifestantes pararam para observar a situação em que se encontra o Rio Paraguaçu, com muita sujeira acumulada em sua margem. A manifestação foi encerrada nas proximidades da sede do Tiro de Guerra com um abraço simbólico em defesa do Rio Paraguaçu e pela preservação da água. Entre outras autoridades, participaram da manifestação, os secretários municipais, Edgar Moura, de Obras e Meio Ambiente, Lourival Trindade Filho, da Secretaria de Cultura e Turismo, o Sub-Tenente do Exárcito Vinicius, coordenador do Tiro de Guerra de Cachoeira, professor Fábio Macedo, Coordenador Pedagógico da Secretaria de Educação e Desportos do município.
FOLHETOS EDUCATIVOS
A Câmara de Vereadores de Cachoeira participou da manifestação do Dia Mundial da Água distribuindo folhetos educativos, contendo informações sobre as condições da água na terra, dicas e recomendações para o uso racional do produto, além da Declaração dos Direitos Universal da Água, instituida pela ONU(Organização das Nações Unidas). Ainda como parte das atividades da Câmara pelo Dia Mundial da Água, serão exibidos nesta terça-feira, 23, às 19h30min, os filmes Ilha das Flores e Saneamento Básico.