sexta-feira, 19 de março de 2010

Filmes e debate na Câmara em comemoração ao Dia Mundial da Água

A Câmara de Vereadores de Cachoeira vai exibir na próxima terça-feira, 23, às 19h30min, os filmes "Ilha das Flores" e "Saneamento Básico, O Filme", ambos de Jorge Furtado. A mostra foi programada para lembrar o Dia Mundial da Água, 22 de março Estudantes, ecologistas, educadores, gestores públicos e os demais segmentos da sociedade estão sendo convidados para a mostra.
Ilha das Flores
Este filme retrata a sociedade atual, tendo como enfoque seus problemas de ordem sociais, econômicas e culturais, na medida em que contrasta a força do apelo consumista, os desvios culturais retratados no desperdício, e o preço da liberdade do homem, enquanto um ser individual e responsável pela própria sobrevivência. Através da demonstração do consumo e desperdício diários de materiais (lixo), o autor aborda toda a questão da evolução social de indivíduo, em todos os sentidos. Torna evidente ainda todos os excessos decorrentes do poder exercido pelo dinheiro, numa sociedade onde a relação opressão e oprimido é alimentada pela falsa idéia de liberdade de uns, em contraposição à sobrevivência monitorada de outros.

Saneamento Básico, O Filme
Em uma pequena vila de descendentes de colonos italianos na serra gaúcha, a construção de uma fossa para o tratamento do esgoto é uma emergência antiga e sempre ignorada pelas autoridades. Uma comissão resolve pleitear a obra através dos recursos da subprefeitura. No entanto, são informados de que não há verba para saneamento básico mas que sobra para a produção de um vídeo. O grupo resolve então fazer um vídeo sobre o saneamento básico. Mas o que ninguém esperava é que o grupo amador se envolveria tanto nessa produção que ganha até prêmio na cidade, e que a obra, viraria ator coadjuvante. Elenco: Fernanda Torres, Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia. Tonico Pereira, Janaína Kremer, Lázaro Ramos e Paulo José.