sábado, 24 de abril de 2010

Prefeito de Cachoeira doa prédios para UFRB


O prefeito Tato Pereira formalizará nos próximos dias, a doação de três imóveis para a UFRB(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), na área do Centro Histórico. Os imóveis serão incorporados ao patrimônio da instituição contribuindo para consolidação do projeto do campus universitário da cidade Monumento Nacional. Inicialmente, o ato de doação estava previsto para o dia 27 de abril, mas por motivo de viagem de um dos representantes da UFRB, foi transferido para o próximo 3 de maio, na Câmara de Vereadores, às 19h30min.

Ainda na oportunidade, o prefeito que doou o terreno da antiga fábrica de Charutos Leite Alves para a implantação do CAHL(Centro de Artes Humanidades e Letras) da UFRB, também irá assinar convênio de cooperação técnica com a instituição. Para o atual diretor do CAHAL, o professor Xavier Gilles Vatin, a iniciativa é de grande importânica para o processo de implantação da UFRB. "O convênio vai permitir que a universidade realize diversas ações em parceria com a prefeitura municipal relevantes para benéficas para a instituição e a sociedade em geral", destacou Vatin.

Ainda de acordo com o diretor do CHAL, a doação dos três imóveis tem um grande significado para a consolidação da UFRB em Cachoeira. "A proposta é a construção de pavilhões de aulas nesses imóveis para que possam servir ao curso de Arquitetura que provalmente será oferecido já a partir do próximo ano, informou o diretor do CAHL. Xavier Vatin também destacou a importância da localização dos imóveis na área do Centro Histórico e próximo ao prédio do antigo cinema de Cachoeira adquirido pelo IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional) que depois de restaurado será incorporado à UFRB. Vatin."Esses detalhes são importantes, porque a universidade estará inserida e contribuirá no processo de revitalização do patrimônio cidade", assinalou. Ele lembrou ainda do projeto de restauração pelo Programa Monumenta do sobrado da Rua da Matriz, onde funcionou a Casa da Moeda de Cachoeira. O referido pertencente à Santa Casa de Misericórida também imóvel fará parte da estrutura física da UFRB, em regime de comodato.

Estudam atualmente no CAHL em Cachoeira, 1.200 alunos. Na unidade trabalham 100 professores. No Centro são oferecidos cursos de graduação e um mestrado em Ciências Sociais. Estou previstos para o próximo ano, mais três cursos de mestrado. A direção do CAHL estima que no próximo ano o número de alunos seja ampliado para 2.160.