quinta-feira, 15 de abril de 2010

Prefeitura de Cachoeira adota medidas para atender vítimas das chuvas


A prefeitura do município de Cachoeira, distante 110 km de Salvador, no Recôncavo baiano, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, iniciou nesta quinta-feira (15), a distribuição de colchões e cobertores para as famílias mais prejudicadas pelas chuvas de ontem (quarta-feira). A prefeitura também já adotou providências para pagar o aluguel para dez famílias que não puderam retornar para suas casas. Além dessas iniciativas, começaram a distribuição cestas básicas para as vítimas. Ontem, a Secretaria de Obras e Meio Ambiente começou um grande mutirão para retirada de entulhos e terras que ficaram acumulados nas ruas. Dez trabalhadores foram contratados para reforçar a equipe da Secretaria. Esses trabalhadores contratados para as ações emergenciais estão limpando bueiros entupidos, esgotos e córregos que passam pela cidade.

O prefeito Tato Pereira (PMDB) que esteve pessoalmente visitando os bairros mais afetados pelas chuvas, encaminhou em caráter de urgência um projeto para a Câmara de Vereadores, solicitando a disponibilidade de recursos para oferecer auxílio às famílias atingidas. Moradores do local conhecido como Alto da Rodagem, na entrada da cidade de Cachoeira, foram notificados mais uma vez, pela prefeitura para deixar o local, que corre risco desabar. Ao todo são vinte famílias que já receberam novas casas para morar no Loteamento 25 de Junho, mas insistem em permanecer no Alto da Rodagem. A maioria desses moradores, segundo denúncias, já teria vendido os imóveis que receberam para deixar a área de risco.


De acordo com um levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social do município, cerca de 40 famílias nos bairros da Rua da Feira, Três Riachos e Baixa da Olaria foram as mais prejudicadas pelo temporal. Nos Três Riachos, as casas construídas numa laje sobre um riacho, foram completamente alagadas. Nesse local, algumas famílias perderam quase tudo de suas casas. As doações da prefeitura foram coordenadas pela própria secretária da Assistência Social, Adriana Santos Silva.