domingo, 2 de maio de 2010

Prefeito de Cachoeira doa imóveis para Curso de Arquitetura da UFRB


O prefeito de Cachoeira (distante 110 km de Salvador), Fernando Antônio da Silva Pereira (PMDB), formaliza nesta segunda-feira, 3, a doação de mais três imóveis para a UFRB(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), implantar do curso de Arquitetura, já aprovado pelo MEC. O primeiro imóvel doado pelo município à instituição foi o terreno da antiga fábrica de Charutos Leite Alves, onde foi construído o CAHL(Centro de Artes, Humanidades e Letras), com recursos do Programa Monumenta, do governo federal, através do Ministério da Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico Nacional. O ato está marcado para as 19h, durante sessão especial da Câmara de Vereadores que contará com a presença do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif.

Ainda na Câmara de Vereadores, o prefeito assinará junto com o reitor da UFRB e o diretor do CAHL, Xavier Gilles Vatin, convênio de cooperação técnica que vai permitir a implementação de diversas ações conjuntas entre o município e a instituição que este ano completa cinco anos de existência. O prefeito de Cachoeira, Fernando Antônio Pereira (PMDB), disse que parceria entre a UFRB e a prefeitura é imprescindível para a consolidação do campus universitário implantado na cidade histórica. “O diálogo e as parcerias entre a prefeitura e a UFRB é permanente. Com isso, ganha a sociedade e a instituição”, destacou Pereira.

O prefeito Fernando Antônio Pereira anunciou ainda que, além das doações dos imóveis, a prefeitura está elaborando estudos para atender demandas que surgiram na estrutura urbana em função da implantação do campus no centro da cidade e o consequente aumento do fluxo de pessoas circulando no centro cidade. O prefeito disse que a cidade vai passar por algumas adaptações, principalmente no que se refere a disciplina do trânsito, a exemplo sinalização, redutores de velocidade, além de uma fiscalização mais rigorosa contra os carros de som que fazem propaganda. “Nós já iniciamos os estudos para essas adaptações, mas temos que ser criteriosos, no sentido de assegurar que a vida da população siga normalmente de forma harmônica com as demandas da universidade”, frisou o prefeito.

“A implantação do campus universitário em Cachoeira produziu impactos positivos no movimento do comércio local, o que tem propiciado o surgimento de novos estabelecimentos e além da oferta de serviços”, reconhece Pereira. Para quem mudanças e adaptações na estrutura urbana para atender essa nova realidade, não serão feitas apressadamente. “Afinal de contas, Cachoeira é uma cidade, antiga planejada para um outro momento, além de ser tombada como Monumento Nacional, por isso nenhuma interferência será feita apressadamente, para não transgredir as leis de preservação do seu patrimônio”, o prefeito justifica.

Por sua vez, o diretor do CAHL, professor Xavier Gilles Vatin, ressaltou a parceria para a construção de uma instituição forte e democrática. “A UFRB deve se consolidar em Cachoeira e nos demais municípios do Recôncavo baiano, sempre valorizando o diálogo com as prefeituras e as demais instituições representativas da sociedade”. Atualmente estudam em Cachoeira 1.200 alunos.