terça-feira, 4 de maio de 2010

UFRB ganha mais três imóveis em Cachoeira


Em sessão especial realizada na Câmara de Vereadores, dirigida pelo presidente da Mesa Diretora, Carlos Menezes Pereira, o prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira, formalizou ontem à noite, a transmissão de posse de três imóveis localizados no Centro histórico para a UFRB(Universidade Federal do Recôncavo da Bahia). Os documentos foram entregues ao reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif, que destacou a importância da doação para a consolidação do Centro de Artes e Humanidades e Letras em Cachoeira. Além da doação dos imóveis, o prefeito também assinou convênio de cooperação técnica entre a UFRB e aprefeitura municipal.

O prefeito de Cachoeira, por sua vez, enfatizou a relação de parceria que o município mantém com a UFRB, para assegurar a sua plena implantação em Cachoeira. Em seu discurso, Pereira lembrou que foi também na Câmara de Vereadores, que ele formalizou a doação do terreno do Quarteirão Leite Alves para a construção do CAHL, onde atualmente estudam 1.200 alunos. Ainda segundo prefeito, o município continuará dando todo o apoio necessário para assegurar a consolidação da UFRB em Cachoeira.

O procurador jurídico do município, José Luiz da Anunciação Bernardo, que antecedeu a fala do prefeito, ressaltou a importância da implantação da universidade no Recôncavo como o mais importante investimento para desenvolvimento da região. O advogado frisou que, se for por falta de apoio e espaços para se expandir a UFRB não deixará de instalar novos cursos em Cachoeira. José Luiz disse que Cachoeira reconhece a autonomia da universidade, mas que as autoridades municipais e a população de Cachoeira estão mobilizados e empenhados para colaborar a fim de garantir a implantação plena da instituição no município.

Ainda ontem à noite, durante a sessão especial, a Câmara de Vereadores, homenageou com o título de cidadão cachoeirano, o reitor Paulo Gabriel Soledade Nacif e o diretor do CAHL, Xavier Gilles Vatin. A honraria foi outorgada por iniciaitva dos vereadores Carlos Menezes Pereira e Maria Lúcia Costa Santos.