quarta-feira, 9 de junho de 2010

Consórcio Rio Paraguaçu mobiliza comunidade

Ampliar a consciência ambiental de estudantes de escolas públicas e comunitárias é o principal objetivo do Arborizando São Roque. O projeto consiste no plantio de mudas de árvores ornamentais ao longo da via principal de São Roque do Paraguaçu, distrito de Maragojipe. O trabalho será realizado nos dias 10 e 11 de junho, como conclusão da série de atividades promovidas pelo Consórcio Rio Paraguaçu para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).


A importância das árvores para o equilíbrio ambiental do planeta e os cuidados necessários para que as mudas cresçam belas e saudáveis serão ensinados para as crianças e adolescentes envolvidos na ação. As atividades serão orientadas por técnicos ambientais do próprio Consórcio e pelo engenheiro agrônomo Fernando Oliveira, responsável pela escolha das espécies que serão plantadas e definição dos locais de plantio.

As comemorações tiveram início no dia 31 de maio, com a realização de um ciclo de palestras para os cerca de dois mil integrantes do Consórcio Rio Paraguaçu. O ponto alto da programação interna foi a exposição do projeto socioambiental Agricultura Solidária, através do qual 28 famílias locais garantem renda com o cultivo e venda de produtos agrícolas. O programa foi implantado pelo Consórcio em parceria com a Sodexo, empresa responsável pelo fornecimento das refeições no canteiro de obras.