quinta-feira, 17 de junho de 2010

PMDB quer MP acompanhando dados da Segurança

A decisão do atual Governo em rever a determinação de não mais divulgar estatísticas sobre a criminalidade no Estado, não extingue a ação movida pelo PMDB, encaminhada a Procuradoria Geral de Justiça, pedindo a responsabilização do governador Jaques Wagner. Além da divulgação dos dados, o partido solicitou também ao Ministério Público, o acompanhamento no levantamento dos dados. A suspeita é de manipulação das informações por parte da Secretaria de Segurança Pública (SSP).


“Muito embora haja atualmente a percepção nítida do avanço da criminalidade na Bahia, o que se percebe é uma suposta redução da incidência criminal, o que, por si só, faz com que seja possível questionar a metodologia de aferição e apresentação das informações, o que se espera possa ser determinado por este Ministério Público”, diz a ação do PMDB, assinada pelo advogado Manoel Nunes.


Um dia após o PMDB ingressar com a representação, o governador Jaques Wagner voltou atrás e determinou que a Secretaria de Segurança Pública continuasse divulgando os dados sobre a criminalidade. Responsável pelo setor de estatística da SSP, o delegado Antônio Mattos deu a desculpa de que o setor iria “trocar os computadores” e por essa razão a divulgação teria que ser suspensa até o final do ano, mas a justificativa não convenceu a diversos setores da sociedade, sobretudo a imprensa, que pressionaram o governador a recuar.


O advogado do PMDB espera agora o acatamento por parte do Ministério Público, do pedido de verificação e acompanhamento do levantamento dos dados que estão sendo divulgados, para investigar a possível manipulação.

--
Assessoria de Imprensa do PMDB da Bahia