sexta-feira, 11 de junho de 2010

Tato Pereira assina PAC das Cidades Históricas


O prefeito de Cachoeira, Tato Pereira (PMDB), assinou ontem à tarde, no Palácio Rio Branco, em Salvador, com o presidente da República Luis Inácio Lula da Silva e o governador do estado Jaques Wagner, convênio de adesão ao PAC das Cidades Históricas. Participaram também do ato, o ministro da Cultura, Juca Ferreira e o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Luiz Fernando de Almeida. O convênio, além de Cachoeira, beneficiará mais 15 municípios baianos.
A previsão é de investimentos de R$ 692 milhões, das esferas federal, estadual e municipais, a serem aplicados em 315 ações nos próximos quatro anos.

Para Cachoeira a previsão é de investimentos de R$ 105 milhões entre 2010 e 2013, num total de 31 ações, dentre elas: restauração dos azulejos da igreja matriz do Rosário;
embutimento da fiação nos logradouros do Centro Histórico;
restauração da capela do antigo engenho da Pena; restauração do Cemitério dos Alemães e capela e dos seus bens móveis e integrados, além da
requalificação das ruínas de São Francisco do Paraguassú para a implantação de hotel.


Os 16 municípios baianos estão localizados, do sertão ao litoral-sul, e da Chapada Diamantina ao Recôncavo. O superintendente do Iphan - BA, Carlos Amorim, explica que os agentes culturais receberam as orientações para a elaboração dos planos de ação que visam o restauro e a recuperação do patrimônio cultural no estado.