quarta-feira, 14 de julho de 2010

Alunos do CRAS Quilombola são destaque na Copa da Amizade Astekas

Os alunos do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS Quilombola de Santiago do Iguape do curso de karatê ministrado pela professora Andréia Marques, foram destaque na Copa da Amizade Astekas realizada em Feira de Santana, no mês passado. Amanda Fernandes foi a primeira colocada, e o vice - campeonato ficou para a jovem atleta Chailaine Ferreira. A terceira colocação nas categorias masculina e feminina ficou para Denílson Soares e Laiane Soares, respectivamente.

Os jovens atletas tiveram a oportunidade de demonstrar a técnica aprendida nas aulas ministradas pela professora Andréia Marques, oferecidas no CRAS Quilombola da comunidade de Santiago do Iguape, na zona rural de Cachoeira. O curso de karatê é uma das atividades sócio-educativas oferecidas pelo CRAS, destinadas às crianças matriculadas na educação infantil e ensino fundamental I e II. Eles treinam no turno oposto às atividades regulares da sala de aula, sendo que o karatê contribui de forma significativa para a educação psicomotora e aprimoramento do caráter e personalidade.

Os ensinamentos do curso abrangem, além do aprendizado dos fundamentos do karatê, construção de brinquedos, jogos educativos, oficina de origami, incentivo a leitura , atividades recreativas, dentre outras atividades que contribuem para o desenvolvimento motor, cognitivo, social, afetivo dos alunos. “As atividades conjuntas possibilitam o alcance dos lemas do karatê: caráter saudável, persistência e força de vontade, conter a agressividade destrutiva, esforço e respeito”, ressalta a professora Andréia Marques.


O CRAS Quilombola é uma entidade vinculada a Secretaria de Assistência Social do município, que atua com indivíduos oriundos de comunidades remanescentes de quilombos prestando serviços – sócios assistenciais de proteção básica às famílias que, em decorrência do processo histórico vivido na região da bacia do Iguape, tiveram poucas oportunidades de serem inseridas no mercado de trabalho e acesso a serviços públicos. A entidade tem como objetivo principal, a capacitação do indivíduo para a geração de trabalho, bem como tentar amenizar todo o tipo de discriminação seja ela ética, social ou deficiência diversa e recuperar a dignidade individual e coletiva.

ASTEKAS PIRLIMPIMPIM – Na Copa da Amizade Astekas, sagraram-se campeões os alunos da Astekas Pirlimpimpim José Carlos Lima (masculino), Ionara Almeida (feminino) e Cris Lima vice-campeã. Os atletas representaram Cachoeira na modalidade katá individual e com uma delegação composta por sete integrantes, que obtiveram um desempenho considerado excelente.