sexta-feira, 30 de julho de 2010

Eleição inicia rituais da Festa da Boa Morte em Cachoeira neste domingo


Eleição inicia rituais da Festa da Boa Morte em Cachoeira neste domingo
As integrantes da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte se reúnem domingo, 1º de agosto, a partir das 14h, na sede da entidade para eleger a comissão dos festejos do próximo ano. A comissão tem a função de organizar toda programação do evento, sendo composta dos cargos de provedora, tesoureira, escrivã e procuradora - geral. No passado, a escolha das integrantes da comissão da festa era realizada com a utilização de grãos de milho para a contagem dos votos. Atualmente, a escolha é realizada na base do consenso dos nomes apresentados.
O ato marca a abertura dos rituais que caracterizam as atividades da secular irmandade de mulheres negras da cidade de Cachoeira, distante 110 km de Salvador, no Recôncavo baiano. Este ano, a festa está sendo organizada pela comissão eleita no ano passado tendo como provedora Almerinda Pereira dos Santos, tesoureira Adeíldes Ferreira de Lemos; escrivã Aurelina de Jesus e procuradora-geral Lindaura Paz dos Santos.
No próximo sábado, dia 7, as integrantes da Irmandade de Nossa Senhora da Boa Morte voltam a se encontrar na sede própria, a partir das 10h, para cumprir o ritual da Esmola Geral ou o peditório que antecede os dias mais importantes das celebrações que são: 13, 14 e 15, 16 e 17. Neste sábado, todas as irmãs, inclusive as mais idosas, participam do ato de pedir doações aos moradores da cidade para a festa em louvor a Nossa Senhora. Trajadas com suas saias coloridas, batas brancas, torço na cabeça, carregando suas bolsas de veludo vermelho, as irmãs demonstram devoção e humildade pedindo esmola na feira-livre, de casa em casa e nos estabelecimentos comerciais.
Os preparativos para a festa - que este ano foi reconhecida como patrimônio imaterial do estado da Bahia - estão em ritmo acelerado. Para deixar tudo pronto até o próximo dia 13, um grupo de operários trabalha realizando reparos e pintura de toda a sede da irmandade na Rua 13 de Maio, no centro histórico A cidade também se prepara para receber um grande número de visitantes principalmente turistas afroamericanos nos dias da festa considerada como referência para o turismo étnico da Bahia.
Os passos da festa: Dia 13 de agosto: Às 19h: Procissão com traslado da Imagem de Nossa Senhora da Boa Morte para a capela da sede, onde será celebra missa em memória das irmãs falecidas. Em seguida, as irmãs, familiares e convidados participam da Ceia Branca. Um jantar à base de peixes e frutos do mar, acompanhado pão e vinho. O dia da Ceia Branca também é marcado pelas roupas brancas que as irmãs trajam em sinal de luto. Dia 14: Às 19h: Missa na capela em memória da Virgem Maria, seguida de procissão que simboliza o enterro de Nossa Senhora.
Dia 15: O ponto alto da festa religiosa. Neste dia, a partir das 9h será celebrada missa da Glória em louvor a Assunção de Nossa Senhora. Após a missa, saída da procissão com a imagem de Nossa Senhora da Glória, simbolizando a ressurreição da Virgem Maria. Para celebrar a ressurreição da Virgem, as irmãs vestem o traje da gala (saia plissada de seda, bata rendada branca, torço bordado branco), calçam as sandálias brancas e usam seus colares dourados e contas multicoloridas, além de brincos e pulseiras. O xale de veludo duas faces (preto e vermelho) que faz parte da beca deixa à mostra a face vermelha em sinal de alegria. Encerrada a procissão, as irmãs retornam para a sede com andor de Nossa Senhora. Depois, elas vão para o salão dançar valsa, ainda vestidas com o traje de gala. Em seguida, trocam de roupa e vão sambar junto com populares. Enquanto isso é servido um farto banquete para todas as pessoas presentes com feijoada, carne assada, saladas e arroz.
No dia 16: às 18h, a sede da Irmandade é aberta para as irmãs servirem ao público pipoca e cozido de carnes, verduras e pirão. Tudo isso animado com samba de roda. No dia 17, no mesmo horário, as irmãs oferecem aos visitantes, caruru e mungunzá, também com a animação do samba de roda.