quinta-feira, 1 de julho de 2010

Noticias da Paróquia de N.Sa. do Rosário de Ribeirão das Neves em Minas Gerais

Por Fábio dos Santos Andrade

O mês de maio na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, foi marcado pela realização do Sacramento da Eucaristia em diversas comunidades.
Os catequistas da paróquia, após um tempo de dois anos, em outras comunidades mais ainda, ficaram maravilhados com a realização deste sacramento tão importante para a caminhada de seus catequizandos. Foi um momento marcante e de muita satisfação também para os pais que acompanharam seus filhos no dia da sua Primeira Eucaristia.
A Eucaristia é a consagração do pão no Corpo de Cristo e do vinho em seu Sangue que renova mística e sacramentalmente o sacrifício de Jesus na Cruz. A Eucaristia é Jesus real e pessoalmente presente no pão e no vinho que o sacerdote consagra. Pela fé, cremos que a presença de Jesus na Hóstia e no vinho não é só simbólica, mas real; isto se chama o mistério da transubstanciação.
Celebrar a Eucaristia é também uma denúncia contra a falta de fraternidade que existe no mundo; porque na Eucaristia comemos do mesmo pão, quando na vida falta pão para tanta gente. Acreditamos e celebramos tudo isso na comunhão. A Eucaristia é Deus mesmo se repartindo como pão, na doação de Jesus.