quinta-feira, 1 de julho de 2010

UFRB convoca estudantes para participar da SBPC

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia vai sediar um evento destinado a promover o desenvolvimento científico e tecnológico na região. É a Reunião Regional da SBPC -Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, que acontece de 14 a 17 de setembro, em Cruz das Almas (BA), nas dependências do Campus de Cruz da UFRB. Voltado para professores, pesquisadores, estudantes de graduação e profissionais de diversas áreas, o evento visa discutir políticas públicas de ciência e tecnologia (C&T) e disponibilizar conhecimentos que possam ajudar a promover o desenvolvimento econômico e social da região. Para tanto, serão realizadas dezenas de conferências e mesas-redondas, das quais participarão cientistas renomados e gestores do sistema de ciência e tecnologia municipal e estadual.
Durante o evento, também serão realizados minicursos, voltados principalmente para a formação complementar de professores do ensino básico. Haverá ainda uma programação especial para crianças e jovens, a SBPC Mirim, com oficinas, palestras e exposições que visam mostrar a importância da ciência e despertar novos talentos. Por isso a participação das escolas de primeiro e segundo graus é muito importante.

A inscrições estão abertas. A Reunião Regional da SBPC no Recôncavo da Bahia é aberta ao público e gratuita. Para quem deseja participar de algum minicurso a inscrição custa R$ 10,00 e pode ser feita no site do evento.Mais informações: www.sbpcnet.org.br/reconcavo/.

Em paralelo à Reunião Regional da SBPC, serão realizados os seguintes eventos: IV Seminário de Pesquisa do Recôncavo da Bahia, IV Seminário Estudantil de Pesquisa da UFRBA, IV Seminário da Pós-Graduação da UFRBA e a 4ª Jornada Científica da Embrapa.

Sobre a SBPC: A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.
Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de Secretarias Regionais. Possui cerca de 90 sociedades científicas associadas e mais de 2 mil sócios ativos. Além de Reuniões Regionais, a entidade realiza sua Reunião Anual– que é considerada o principal evento científico do Brasil.

Fonte: Ascom SBPC e Ascom UFRB