quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Cerca de 2 mil velejadores participam da Regata Aratu-Maragojipe no próximo final de semana


Acontece neste final de semana (27 e 28) a 41ª edição da Regata Aratu-Maragojipe, entre a Baía de Todos-os-Santos e o Píer de Maragojipe, a 60km de Salvador. A regata, que surgiu por iniciativa de um grupo de velejadores sob o nome de “São Bartolomeu”, é organizada pelo Aratu Iate Clube e conta, este ano, com aproximadamente 2 mil participantes, em 400 embarcações, entre velejadores baianos e estrangeiros. A expectativa é de que um público de mais de 1.500 pessoas acompanhe a regata em barcos a motor.

A regata, que conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado e da Bahiatursa, possui trajeto misto e divide o percurso entre as águas da Baía de Todos-os-Santos, passando pela Ilha de Maré e imediações, com o percurso pelo Rio Paraguaçu, mais próximo da cidade de Maragojipe. De acordo com o consultor náutico responsável pela coordenação da regata, Marcelo Fróes, a cidade de Maragojipe está inteiramente envolvida no evento, principalmente através da questão cultural. “Após a chegada, os velejadores são recebidos na cidade com mostras de manifestações culturais, como peças do carnaval, samba de roda e baianas, além de participarem da Festa de São Bartolomeu e do Festival Gastronômico”, explica.

Público – Além dos barcos dos competidores, um público entre 1.500 e 2 mil pessoas acompanha a regata em barcos a motor, num percurso de 32 milhas náuticas ou 60 km, que pode durar até 6h, dependendo do vento e do tipo da embarcação. “Muitos dos que acompanham a regata acabam seguindo para Barra do Paraguaçu ou para Maragojipe, para fazerem o receptivo por lá”, conta o coordenador.

Há ainda o público que aguarda a chegada da prova na Festa de São Bartolomeu e ajuda a movimentar a economia local. É o caso dos moradores de Maragojipe e da região, que acompanham outra regata, a de Canoas, promovida pela comunidade local de pescadores, o que integra os dois eventos e atrai também o público da cidade.