terça-feira, 26 de outubro de 2010

Especialistas da Unesco e pesquisadores de patrimônio e cultura se reúnem para debates em Salvador

Pesquisadores, gestores da área de cultura e patrimônio, e representantes de comunidades tradicionais estarão reunidos em mesas temáticas ao longo dos Encontros com as Culturas Populares e Identitárias, que segue até sexta-feira (29/10). Os debates têm participação aberta ao público, que deve se inscrever meia hora antes do início da mesa temática, que acontece sempre no auditório da Praça das Artes, no Pelourinho.

Entres os destaques da programação está a mesa-redonda “Lei do Patrimônio Vivo (Lei dos Mestres)”, que acontece no dia 27 de outubro (quarta-feira), em duas etapas, a primeira das 9h às 12 horas, e a segunda das 14h às 17 horas, sempre no Auditório da Praça das Artes (Conexão Ipac), e dará início à discussão para a construção da primeira lei baiana voltada para o apoio institucional aos guardiões das culturas populares e identitárias do estado.

O debate contará com a participação da coordenadora de Cultura da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Jurema Machado, e de gestores vindos de estados nos quais leis voltadas para a garantia de apoio institucional aos mestres das culturais populares já foram implementadas, a exemplo de Alagoas ,Ceará, Pernambuco e Paraíba. “Nossa proposta tem aspectos inéditos, pois prevê um alcance mais amplo para esta legislação”, explica o diretor do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA, Hirton Fernandes.

Coordenador do Observatório da Diversidade Cultural e professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), o doutor em Comunicação e Cultura José Márcio Barros participará da mesa-redonda “Convenção sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais”. A discussão do tema – marcada para esta terça-feira ( 26 de outubro), às 9 horas – contará ainda com a presença de Gisele Dupin, coordenadora da Secretaria Nacional da Identidade e da Diversidade Cultural.

José Márcio Barros ressalta que encontros como estes são valiosos instrumentos de promoção da diversidade cultural, pois aproximam pesquisadores, integrantes das manifestações populares e o poder público, favorecendo a troca de conhecimentos e experiências. A avaliação do pesquisador reforça o objetivo das mesas temáticas elaboradas para o evento, que é o de compor um relatório propositivo para a construção de políticas públicas voltadas para a cultura popular.

No último dia das mesas temáticas (28/10, quinta-feira), o secretário da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura, Américo Córdula, debaterá “Políticas Públicas e Gestão das Culturas Identitárias”, com o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Márcio Meireles; Rosildo Moreira, representante da Associação dos Sambadores.

A discussões sobre as culturas populares serão encerradas na sexta-feira (29/10), às 9 horas, com uma roda de prosa especial sobre “Diversidade Cultural e Salvaguarda do Patrimônio Imaterial”. O “bate-papo” contará com a presença de Márcia Santana, diretora de Patrimônio Imaterial do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

O evento Encontros com as Culturas Populares e Identitárias é uma realização da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias, com patrocínio do Ministério da Cultura, e o apoio das Secretarias de Promoção da Igualdade (Sepromi), de Educação (SEC), de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através do Instituto Mauá.

MESAS TEMÁTICAS

Auditório da Praça das Artes

Terça-feira (26/10)

9h às 12 horas

- Convenção sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais

Participantes: Gisele Dupin (Secretaria da Identidade e Diversidade do Ministério da Cultura), José Márcio Barros (professor da PUC-Minas e coordenador do Observatório da Diversidade Cultural) e Hirton Fernandes (diretor do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias da Secretaria de Cultura da Bahia)

Quarta-feira (27/10)

9h às 12 horas

- Lei do Patrimônio Vivo (Lei dos Mestres)

Participantes: Jurema Machado (coordenadora de cultura da Unesco), Damião Ramos Cavalcante (diretor do Instituto de Patrimônio da Paraíba), Otávio Menezes (Secretaria de Cultura do Ceará) e Nelza Brito (Secretaria de Cultura do Estado da Bahia)

14h às 17 horas

- Lei do Patrimônio Vivo (Lei dos Mestres) – vivências

Participantes: Lilian Almeida Silva (Fundação Cultural de Pernambuco), Maria Amália Abreu (Secretaria de Cultura de Alagoas), Joaquim Crispiniano Neto (secretário de Cultura do Rio Grande do Norte) e André Araújo (gestor de conteúdos do evento).

Quinta-feira (28/10)

9h às 12 horas

- Políticas Públicas e Gestão das Culturas Identitárias

Participantes: Américo Córdula (secretário da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura), Márcio Meireles (secretário de Cultura do Estado da Bahia), Rosildo Moreira (Associação dos Sambadores) e Hirton Fernandes (diretor do Núcleo de Culturas Populares e Identitárias da SecultBA)

14h às 17 horas

- Programa Museu Escola

Participantes: Nildon Pitombo (Secretaria de Educação do Estado da Bahia), Magaly Pessoa Nunesmaia (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia) e Marcelo Cunha (museólogo).